Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Para manter o ambiente de trabalho mais organizado tanto para empregadores quanto empregados, e fazer com que as horas trabalhadas possam ser contadas com a melhor exatidão possível. Muitas empresas passaram a adotar uma solução mais exata e que usa a leitura biométrica: o relógio de ponto biométrico. Se você quer saber um pouco mais sobre os diferentes tipos de relógio ponto e seus leitores biométricos, confira aqui.

Como funciona o relógio de ponto biométrico?

O relógio de ponto biométrico utiliza a biometria, que é a medição biológica de características de uma pessoa, para registrar o ponto. Geralmente, a biometria utilizada é a impressão digital, mas há a possibilidade de usar reconhecimento facial e registro vocal.

Para utilizar o relógio ponto, ao chegar na empresa, o funcionário colocará seu dedo no equipamento para que o Scanner possa identificar sua digital com a mesma assinatura previamente cadastrada. Uma vez identificado, o ponto estará registrado, sem a necessidade de cartões e prevenindo qualquer tipo de fraude.

Existem vários tipos de relógio ponto biométricos

Atualmente, no mercado, há uma grande variedade de relógios de ponto disponíveis, com diferentes marcas, formatos e aspectos físicos. Há alguns recursos a mais que alguns modelos oferecem, como alarmes, administração de mudança de turnos e controle de saídas durante o expediente. Essas são vantagens que podem facilitar e contribuir para o melhor funcionamento da empresa e controle da entrada e saída de todos os funcionários.

Muitos leitores biométricos possuem uma mudança na cor do LED, que não pode ser confundida como algo que muda a forma como a leitura é feita. É preciso que o consumidor se atente à qualidade do produto na hora de efetuar a compra, pois muitos lugares acabam vendendo relógios ponto biométricos como se o LED de uma cor fosse superior ao de outra cor.

Mas afinal, qual é a diferença entre os leitores?

A grande diferença que existe pode estar no sensor, que muitas vezes acaba sendo da mesma cor de LED. Um dos mais conhecidos é o Sensor “Dedo Vivo”, que muitas vezes pode ser sinalizado com a cor azul – mas é possível ele existir em qualquer cor de LED. Esse tipo de sensor tem uma biometria antifraude, que verifica se o dedo em questão é um “dedo vivo” e não um modelo de silicone, o que pode evitar grandes fraudes e maiores problemas.

Por isso, a Velti está sempre atenta as novidades do mercado e realizando testes com todos os modelos de leitores biométricos independente da cor do LED. Selecionamos constantemente os melhores componentes para garantir que nossos clientes terão um excelente Relógio de Ponto que irá simplificar ao máximo a gestão de ponto em suas empresas.

Quer saber mais?

E se você gostou de saber sobre os tipos de leitor biométrico de relógio de ponto e quer receber mais informações ou se atualizar com as novidades da tecnologia relacionada a esse assunto, preencha nosso formulário para que nossa equipe entre em contato! Temos uma equipe especializada e pronta para sanar qualquer dúvida!

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

 

WhatsApp chat