Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Ter a carteira de trabalho registrada é o direito de todos os profissionais que atuam em qualquer área com a prestação de serviços. Esse registro é feito por meio da Previdência Social em regime trabalhista garantindo os direitos e deveres de empregados e empregadores.

Com a nova era digital e as transformações que a tecnologia tem proporcionado à organização de todos os processos burocráticos da sociedade, a carteira de trabalho também é um documento transformado em um sistema digitalizado.

Confira neste artigo, tudo o que um profissional de RH precisa saber sobre a carteira de trabalho digital.

Carteira de Trabalho Digital

O regime de Carteira de Trabalho e Previdência Social passa por um processo de modernização importante para garantir os direitos de seus trabalhadores e empregadores.

Por meio de um sistema digital é possível ter acesso a todas as informações do trabalhador pelo aplicativo lançado pelo Ministério da Economia.

Esse aplicativo de Carteira Digital de trabalho substitui as carteiras físicas e podem ser baixadas a partir do download nos aplicativos de dispositivos móveis ou na versão web.

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital

A carteira de trabalho digital gera benefícios tanto para os profissionais que podem solicitar o documento de forma mais prática e com maior acessibilidade, agilizando os processos quanto para os empregadores que possuem um acesso mais direto ao histórico profissional de seus funcionários.

Para o setor de RH, esse recurso é uma alternativa que agiliza as operações de contratação, sem a necessidade de manipulação de papeladas, como Xerox e cópias de documentos.

Permite ainda o controle das informações do profissional, mantendo os dados do sistema atualizados de forma automatizada, otimizando o tempo e a execução das atividades do departamento.

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ter um cadastro no sistema acesso.gov.br, no qual será possível:

– Realizar a solicitação de documentos de forma mais prática e rápida.

– Atualizar as informações sobre a Qualificação Civil dos profissionais.

– Ter acesso aos contratos de trabalho constantes nos bancos de dados do governo federal.

Carteiras de Trabalho Digital no RH de empresas

Para os departamentos de RH das empresas as carteiras de trabalho digital apresentam vantagens, facilitando o trabalho dos profissionais responsáveis e agilizando os processos de atendimento.

Permite, assim, um melhor controle das vagas disponibilizadas, promovendo um atendimento mais ágil e com maior eficiência.

Além disso, o profissional de Recursos Humanos consegue acompanhar as informações dos contratos trabalhistas existentes do candidato à vaga e disponibilizar as informações necessárias para os profissionais sempre que necessário.

Por isso, as inovações da era digital agregam valor e maior autonomia aos profissionais responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos.

O sistema oferece melhores condições de trabalho ao departamento de RH, oferecendo maior segurança e confiabilidade por meio do seu sistema integrado aos órgãos do Ministério da Economia.

Visite nosso site e preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e conhecer as melhores soluções em gestão de ponto.

WhatsApp chat