Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

A organização dos processos internos de uma empresa se torna fundamental para que a mesma obtenha sucesso e prosperidade. Algumas rotinas podem causar desorganização se não controladas recorrentemente, o que pode até mesmo culminar em prejuízos no ambiente de trabalho.

O fluxo de funcionários possui impacto direto no processo de gerenciamento, já que conhecer o cumprimento da jornada de trabalho de cada colaborador contribui para o aperfeiçoamento da estrutura de trabalho. Com diversos modelos de software de gestão, o controle de acesso deixa de ser uma rotina árdua e trabalhosa e passa a formar registros do horário de entrada, do horário de saída, do número de ausências e do tempo médio de atrasos.

Na verdade, já existe uma lei que obriga empresas com 10 ou mais funcionários a adotar algum modelo de relógio de ponto. Não há restrições quanto à escolha do método e, por essa razão, vamos conhecer quais são as variedades:

Registro manual

Até 2 décadas atrás, o controle de acesso era feito por meio de marcações em livros ou cartões de ponto. Manualmente, o funcionário precisava escrever de próprio punho seu horário de entrada e de saída.

Ainda que considerado como uma opção de custo reduzido, o registro manual não era nada prático. Muito tempo era dedicado ao seu preenchimento e gestores eram deixados à mercê do que seus subordinados computavam no documento.

Registro mecânico

Esse modelo requer que o funcionário insira seu cartão em um relógio de ponto, o qual realiza a marcação de seus horários de entrada e de saída. Ainda que seja um método um pouco mais prático do que o manual, o mesmo ainda carece de análise e validação das informações registradas.

Do ponto de vista da gestão empresarial, ainda não há melhorias relevantes para suavizar a rotina de um processo considerado maçante e repetitivo.

Registro eletrônico

Após o surgimento de tecnologias mais desenvolvidas, foi criado o modelo mais atual hoje existente. Trata-se da gestão de ponto melhorada graças à inovação do acesso biométrico, por meio do qual o funcionário tem sua digital registrada e lida por um leitor ótico.

Cada vez que o sistema é acionado, um comprovante é emitido. O registro dos horários de entrada e de saída é feito automaticamente, sendo que essas informações ficam armazenadas em um sistema.

Dos modelos de software de gestão acima descritos, o que oferece mais benefícios para a empresa é o registro eletrônico. Conheçamos algumas de suas vantagens:

Rotina agilizada

A primeira menção que deve ser feita em relação ao modelo de software de gestão que se baseia na instalação de relógios de ponto eletrônicos diz respeito à agilização da rotina. Torna-se arcaico o investimento de preciosos minutos de trabalho no preenchimento de cartões e cadernos de ponto.

A biometria requer apenas que o funcionário registre sua digital e pronto – a jornada de trabalho fica registrada para que, a qualquer momento, sejam extraídos relatórios gerenciais estratégicos.

Minimização de falhas

Qualquer processo que conte com o capital humano está sujeito a um volume maior de falhas. O software de gestão baseado no acesso biométrico minimiza drasticamente erros de preenchimento e a credibilidade da contabilização das horas trabalhadas não é mais questionada.

A tecnologia aplicada ao sistema do qual estamos falando foi desenvolvida de modo a trazer mais confiabilidade à rotina de preenchimento de ponto, a qual se viu abalada pelos ultrapassados modelos manuais e eletrônicos.

Segurança de dados

A segurança dos dados é totalmente garantida pelos softwares de gestão mais atuais. Além disso, consultas posteriores podem ser feitas no sistema caso funcionário ou gestor precise sanar dúvidas relacionadas à jornada de trabalho.

O sistema salva todos os registros sobre horário de entrada, horário de saída, datas, faltas, feriados que justificam ausência, horas extras trabalhadas, etc.

Custo-benefício

A instalação de um software de gestão moderno na empresa acarreta em visível economia monetária. O acesso biométrico elimina gastos com:

  • Manutenção dos relógios de ponto passíveis de defeitos recorrentes
  • Aquisição de bobinas para a impressão dos comprovantes de registro
  • Mão-de-obra necessária para manutenção

Eliminação de fraudes

Leitores que funcionam por meio da tecnologia da biometria se tornam verdadeiros sistemas antifraude, uma vez que a leitura das digitais torna o registro intransferível. Em outras palavras, a jornada de trabalho pode ser registrada por um único funcionário e ninguém mais. Tudo isso devido às características únicas da digital que é escaneada pelo leitor ótico, o qual é capaz de capturar em alta resolução a imagem do dedo registrado.

A mesma segurança se reflete no registro de entrada precoce (quando o funcionário falsamente alega que chegou mais cedo) ou de saída tardia (quando o funcionário falsamente alega que saiu mais tarde).

O software de gestão em questão também invalida tentativas de registro feitas com digitais falsas, assim como aquelas fabricadas de materiais alternativos (borracha, gelatina, silicone, entre outros).

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

 

WhatsApp chat