Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

A transformação digital se apresenta no mercado globalizado como um processo integrativo da tecnologia digital em todos os departamentos de uma empresa. Essas aplicações dos recursos tecnológicos agregam valor aos empreendimentos, proporcionando mudanças nos sistemas operacionais das empresas e nos seus meios de oferta de produtos e serviços aos seus clientes.

Compreendendo todos os departamentos de uma empresa, os sistemas tecnológicos digitais chegam ao RH como uma estratégia de inovação para uma gestão mais eficiente e responsável de Recursos Humanos. A transformação digital se apresenta com várias possibilidades para o desenvolvimento rentável da empresa e possui várias alternativas de inovação nos mais variados processos de gestão.

RH em transformação digital

No decorrer dos últimos anos a transformação digital passou a fazer parte do setor de recursos humanos em muitos empreendimentos. A aposta nesses sistemas proporciona a otimização do tempo dos funcionários e uma maior autonomia para o desempenho de novas atividades. Notamos as seguintes vantagens:

– Os processos administrativos são realizados com maior agilidade, de forma prática e acessível;

– A gestão desse setor a partir de um sistema digital diminui as possibilidades de erro na utilização de planilhas e valores, uma vez que os processos passam a ser automatizados com a apresentação de dados e informações mais precisas e instantâneas;

– Possibilita a unificação entre os setores da empresa com o departamento de recursos humanos, aprimorando os processos de gestão através do sistema em plataforma digital.

Esse processo de transformação digital no RH possibilita ao departamento uma melhor coleta de dados que proporciona a demonstração do desenvolvimento entre os setores do segmento, permitindo a análise e desenvolvimento dos processos de produção da empresa. Toda a ação registrada a partir do software permite a organização de um plano de ações eficiente para o melhoramento de todos os processos operacionais do segmento.

Sistema de automação operacional no RH

Automatizar os sistemas do departamento de recursos humanos permite a execução de suas tarefas por meios tecnológicos integrados de forma prática e com menor incidência de erros. Dessa forma, os funcionários não permanecem longos períodos na mesma função, tendo seu tempo otimizado para realizar outras tarefas e agilizar o seu trabalho sem que haja o acúmulo de tarefas.

A transformação digital gera impacto nos processos de gestão de Recurso Humanos, com a utilização de softwares que facilitam o desempenho das funções desse departamento da seguinte forma:

– São capazes de gerar folhas de pagamento;

– Calcular e agendar férias;

– Gerar e demonstrar através de relatórios os planos de benefícios;

– Gerenciar faltas.

Relógios Pontos no RH

Os sistemas digitais permitem também um processo de gestão de ponto a partir de um software integrado no relógio de ponto. A partir de recurso, não há a necessidade de realizar anotações sobre os horários de entrada e saída dos funcionários. Esse sistema apresenta todas as informações registradas de forma a agilizar os processos burocráticos do RH.

Com esse sistema digital, o relógio ponto apresenta relatórios completos sobre os horários de entrada e saída dos funcionários, períodos de férias ou dias de folga, feriados e finais de semana, contabilizando de forma automática todas as horas trabalhadas. Sua programação também permite a geração de cálculos relacionados a horas extras

Impactos da transformação digital no departamento de RH

O processo de transformação digital chega nos departamentos de RH gerando grandes impactos na execução das tarefas desse setor. Por serem trabalhos executados de forma repetitiva, a tecnologia apresenta meios inovadores que integram esses processos em plataformas dinâmicas que se comunicam entre si armazenando dados e informações.

Nesse sistema os processos passam a ser realizados de forma automatizada, diminuindo os custos e as falhas dos seus procedimentos.

Por transferir as funções do departamento de RH para um sistema automatizado, a execução das atividades desse setor se tornam mais rápidas proporcionando um maior índice de produtividade entre seus funcionários.

Existem, dentre esses sistemas, softwares responsáveis pela seleção de currículos que sejam correspondentes ao cargo disponível na empresa. Esse processo integrado a um sistema digital, permite a triagem do candidato a partir das informações e dos dados apresentados no sistema.

Com a aplicação de softwares o departamento passa a ser informatizado, unificando o sistema dos setores da empresa, proporcionando ao profissional de RH um melhor controle dos dados e das métricas para as tomadas de decisões mantendo o controle de pagamento, dados sobre valores de férias e benefícios, seleção de candidatos a vagas de emprego, processo de admissão e de demissão, dentre outras atividades.

A transformação digital acontece de forma diferente no RH de cada segmento de mercado, e para determinar as suas necessidades é preciso identificar a demanda dos seus processos operacionais. No entanto, a finalidade da transformação digital é a mesma para todos os empreendimentos: proporcionar uma melhor organização nos sistemas de gestão, facilitando seus processos e otimizando o tempo dos seus funcionários.

Esse processo inovador nos setores de RH faz com que uma porcentagem das empresas que estão aderindo aos serviços digitais redesenhe os seus modelos de gestão para o desenvolvimento desse setor na área em que atuam, com uma proposta de modernizar os seus sistemas internos.

Muitas empresas estão aderindo, inclusive, a tecnologias de inteligência artificial capazes de oferecer soluções de RH para o seu segmento de mercado, enquanto outras criam aplicativos capazes de oferecer os seus serviços de RH com o propósito de agregar valor e excelência ao atendimento de seus clientes consumidores.

Essa transformação acontece porque grandes empresários perceberam que ao implementar a tecnologia nos processos operacionais da empresa, esses processos passam a ser agilizados aumentando a produtividade em todos os seus setores. Assim, a empresa começa a se desenvolver de forma rentável com retorno satisfatórios para sua gestão administrativa.

Os recursos tecnológicos digitais se apresentam nos mais variados segmentos como um processo visionário e inovador, capaz de posicionar grandes investidores no mercado competitivo. Faça parte dos processos tecnológicos inovadores nos departamentos de RH. Preencha nosso formulário e nossos consultores entrarão em contato para solucionar suas dúvidas.

WhatsApp chat