Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Com a publicação da Portaria 1.510/2009, o relógio de ponto das empresas passou a ser regulado por lei. Esse aparelho precisa estar de acordo com uma série de exigências da legislação federal, que visa segurança, controle e padronização.

O relógio de ponto biométrico é um modelo ideal para empresas de diversos portes e que respeita as normas regulamentadoras. A biometria é a melhor tecnologia para reduzir fraudes e erros na marcação e cálculo das horas trabalhadas pelos funcionários. Com a leitura de impressão digital, práticas de falsificação tornam-se mais difíceis de ocorrer.

O sistema biométrico também é totalmente informatizado, desde a coleta até armazenamento, leitura, análise e cálculo dos dados obtidos. Além de proporcionarem maior segurança no registro de pontos, esses aspectos representam economia de tempo e dinheiro nas empresas. Não é mais necessário que a contabilização de horas trabalhadas seja realizada por um funcionário. Isto garante mais precisão nos resultados, diminui a necessidade de refazer o processo por conta de erros e agiliza a operação.

Contudo, existem muitas marcas e modelos de relógio de ponto biométrico no mercado, e a escolha do melhor pode ser um desafio para as empresas. Por isso, separamos algumas dicas que ajudam na hora de optar pelo relógio ideal para as necessidades do seu negócio.

 relogio-de-ponto-biometrico-saiba-como-escolher-o-melhor

Adequação com as normas

Um dos cuidados que é preciso ter antes de escolher o relógio de ponto para a empresa é se vai cumprir com todos os requisitos que a norma regulamentadora exige. Isso não pode ser deixado de lado, sob pena de infringir regras trabalhistas e acabar por ter prejuízos.

Dentro disso, é importante ressaltar as principais questões que precisam ser cumpridas quando o assunto a escolha do sistema de relógio de ponto:

• Obrigatoriedade de emissão de comprovantes de marcação dos registros;

• Capacidade de armazenagem digital dos arquivos para apresentação à fiscalização quando necessário;

• Impossibilidade de alteração dos dados registrados;

• Exigência de autorização prévia para registro e sobrejornada;

• Impossibilidade de registros automáticos.

Essas são algumas das principais questões que é preciso observar antes de escolher um modelo de relógio de ponto, mas ainda existem muitas outras que vão estar exemplificadas ao longo do texto.

Cumprimento das exigências e registros automáticos

O cumprimento das exigências tem a intenção de fazer com que a marcação do ponto esteja totalmente de acordo com a realidade das jornadas de trabalha, evitando, assim, marcações burladas e alteradas que podem causar prejuízos tanto ao trabalhador, quanto ao empregador.

Essa é a intenção da norma e de todas as obrigatoriedades oriundas do Ministério do Trabalho e Emprego, que é quem decide as normas e disciplinou as obrigatoriedades na portaria antes mencionada.

Impossibilidade de alterações

A parte de armazenamento será tratada mais adiante, então, inicialmente, uma das especificações de maior impacto é a impossibilidade de alterações nos registros.

De nada adianta adotar um sistema de registro através de relógio de ponto biométrico, que é a melhor opção, se os registros puderem ser alterados.

Por isso, os melhores modelos de ponto biométricos apresentam essa garantia de que os resultados apresentados à fiscalização, quando forem solicitados, serão fielmente os originalmente registrados pelos funcionários.

Além disso, o sistema adequado de relógio de ponto biométrico apresenta obrigatoriedade de autorização prévia para que sejam registrados pontos de sobrejornada.

Ou seja, quando um funcionário for realizar hora extra, é preciso que o responsável pelo sistema do relógio de ponto biométrico autorize antes. Isso evita uma série de fraudes que podem ser cometidas e que, muitas vezes, acabam em prejuízos e cobranças de horas extras indevidas por parte de funcionários.

Emissão de comprovantes

Esse requisito é fundamental para que possa haver comprovação junto aos órgãos fiscalizadores.

Por isso, todo o sistema de armazenamento do relógio de ponto precisa ser integrado com outros aspectos, como o de emissão de comprovantes.

Assim, o processo de registro do ponto se torna muito mais eficiente e menos suscetível a fraudes, o que é a principal intenção da portaria emitida em 2009.

Todas essas questões podem ser encontradas em modelos com diferentes características, pois tudo que está elencado na portaria é obrigatório, mas não impede que tenham funções extras que melhorem a comprovação do registro do ponto dos funcionários.

Siga lendo o artigo para descobrir todas as outras exigências a fazer antes de escolher o melhor elogio de ponto biométrico, mas desde já, acesse nossas redes sociais e nos siga para estar sempre por dentro do melhor conteúdo acerca do assunto!

Segurança do Aparelho e da Informação

Ainda que o relógio de ponto biométrico seja mais seguro, se comparado ao modelo cartográfico ou com cartão magnético, é preciso estar atento aos cuidados com segurança oferecidos pelas diferentes marcas. Todas as etapas do processo de registro de pontos devem ter alto controle.

Observe e avalie as soluções apresentadas pelos fornecedores quanto à segurança do relógio. Escolha a marca que mais investe em tecnologias para evitar a violação dos aparelhos, a perda ou alteração de dados, seja por fatores acidentais ou criminosos, fraudes e falsificações, dentre outros problemas.

A Velti disponibiliza leitor biométrico antifraude, além de tecnologias como Código de Barras, Proximidade RFID, Mifare, HID e Indala.

Computação em Nuvem

Os cuidados com segurança são imprescindíveis aos processos de armazenamento dos dados também. Para isso, atualmente existe a Cloud Computing, que não depende de espaços físicos para guardar informações, mas armazena-os em nuvem. Esse sistema também permite o acesso de qualquer lugar e dispositivo, além de evitar perda de dados.

Além da computação em nuvem, a Velti se encarrega de cuidar do funcionamento desse sistema, enquanto a sua empresa foca nos resultados.

Suporte e Treinamento Para Uso do Produto

Mesmo possuindo alta tecnologia e sendo a melhor opção no mercado, um relógio de ponto biométrico pode apresentar falhas ou defeitos. Esses problemas podem ser de difícil resolução para os funcionários da empresa, só sendo consertados por técnicos especializados. Assim, pode ser necessário recorrer ao suporte do fornecedor do produto. Por isso, é necessário escolher marcas que oferecem esse tipo de serviço aos clientes, realizando correções nos aparelhos ou sistemas rapidamente e com eficiência. Existem fornecedores que disponibilizam suporte gratuito e ilimitado, benefícios a serem levados em consideração na escolha do relógio de ponto.

O treinamento da equipe da empresa para operar o sistema do relógio de ponto também é um fator importante no momento de escolher o melhor fornecedor. Quando os próprios funcionários têm conhecimentos sobre o funcionamento do aparelho, fica mais fácil evitar usos incorretos e corrigir algum problema encontrado.

Existem marcas que disponibilizam o serviço de treinamento, portanto, é bom ficar atento a esse diferencial.

A Velti é uma dessas empresas que oferece treinamento gratuito, focando no uso prático do relógio de ponto. Além disso, também disponibiliza atendimento de suporte nas opções ilimitado ou sob demanda, dependendo da necessidade do seu negócio.

Disponibilidade Para Usar o Relógio Biométrico em Qualquer Lugar

O relógio de ponto biométrico torna possível a marcação de entrada e saída de funcionários da empresa que não trabalham no prédio onde o aparelho está instalado. Para isso, basta conectar aparelhos de leitura digital em dispositivos com acesso à internet e integrá-los ao software do relógio biométrico da empresa. Atualmente, essa funcionalidade demonstra ser bastante útil nas instituições, visto que é cada vez mais comum o trabalho home office ou terceirizado. Alguns aparelhos, além de registrar os horários, também marcam a localização geográfica dos empregados.

Cálculo e Visualização dos Dados em Tempo Real e em Diferentes Dispositivos

Ao contrário de outros tipos de relógios de ponto, o modelo biométrico permite que a contabilização de horas trabalhadas e outras informações, seja feita por software. Além disso, essa tecnologia permite que esses cálculos sejam visualizados e monitorados em tempo real.

No momento de escolher o fornecedor ideal de relógio de ponto biométrico, considere se o aparelho possui essas funcionalidades. Compare também como esses dados são apresentados e organizados.

Ainda, é bom prestar atenção em como as informações coletadas com a leitura biométrica poderão ser acessadas. Hoje em dia, já existem marcas como a Velti, que permitem a visualização dos dados em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que facilita o monitoramento dos registros de horários e outras informações dos funcionários, que pode ser feito em qualquer lugar.

Outros aspectos como impressão automática, capacidade de memória, reserva de energia, integração com outros sistemas, gerenciamento online e estrutura resistente a quebra e deterioração são importantes para definir a compra do relógio biométrico.

Os relógios de ponto biométrico da empresa são fáceis de serem operados, não necessitando de configuração para serem implantados. Utilizando Cloud Computing, os dados coletados pelo leitor de biometria ficam armazenados em nuvem, podendo ser acessados em qualquer lugar, inclusive através de dispositivos móveis. A Velti ainda disponibiliza suporte técnico e treinamento para que a equipe da sua empresa possa operar o sistema sem dificuldades.

Escolha uma fornecedora com credibilidade, que garante alta segurança, com leitor biométrico antifraude, praticidade, acesso multiplataforma às informações, software e aplicativos integrados e soluções completas.

Se a sua empresa procura as melhores opções de relógio de ponto biométrico, entre em contato com a Velti. Comtamos com aparelhos homologados segundo as normas regulamentadas pela Portaria 1.510/2009 e certificados pelo INMETRO, a Velti oferece as melhores soluções para o seu RH.