Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Ter um controle em relação a faltas, horas extras e demais assuntos relacionados a salários podem ser bem complicados, principalmente para empresas que possuem um número considerável de funcionários.

Além disso, tem a dificuldade em se organizar, já que na maioria das vezes esses controles geram muita papelada e planilhas. Se você já está sentindo essas dificuldades existem uma solução muito mais simples do que controlar presença, faltas, horas extras e salários de forma manual. Os relógios de ponto podem facilitar a rotina das empresas e otimizar o tempo do RH.

Também é possível obter informações mais precisas, pois os relógios de ponto emitem uma série de relatórios.

Ficou interessado? Então continue lendo nosso artigo. Abaixo explicaremos tudo sobre esse recurso que pode te ajudar tanto na sua empresa. Confira!

Normas para ter um relógio de ponto

Desde o ano de 2009 o Ministério do Trabalho vem desenvolvendo novos padrões para os relógios de ponto. Desde então os equipamentos, chamados de registradores eletrônicos de ponto devem atender uma série de requisitos e estarem devidamente homologados pelo ministério do trabalho para poderem ser comercializados.

Já no ano de 2011 também foi estabelecido que o IMETRO passaria a certificar os equipamentos de relógio de ponto eletrônico. A presença do Órgão regulamentador trouxe ainda mais credibilidade para a segurança destes equipamentos, conferindo ainda mais critérios de proteção, como a assinatura digital nos comprovantes de registro, por exemplo.

Vantagens do relógio de ponto

Abaixo, separamos as principais vantagens em possuir um relógio de ponto homologado pelo Ministério do Trabalho. Depois de entender a importância e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, com certeza você optará por um. Confira!

Segurança e praticidade

Além do relógio de ponto ser um método de registro mais seguro, também facilita e otimiza diversos processos da empresa. O software não só armazena as informações, mas também oferece funções que facilitam o trabalho administrativo e financeiro, por exemplo, a geração de relatórios.

Planejamento

Há ainda a presença do software que permite o RH faça a gestão de funcionários sem complicações, visto que esse planejamento será configurado no sistema e sua execução não será um problema.

É possível também planejar as escalas, sejam elas cíclicas, mensais ou variadas, assim como a programação de horas extras, férias e afastamentos e a troca de horários. Isso porque, o layout do espelho de ponto, traz ainda mais facilidade para planejar e para gerir.

Organização

Outra vantagem é no quesito organização, pois sem a papelada de registro, faltas e horas extras os documentos ficam mais organizados e sobra tempo, pois é bem mais fácil acessar as informações por ele.

Isso porque, diferente das planilhas, o próprio sistema gera as informações e as coleta automaticamente, garantindo assim mais desempenho e agilidade.

Organizar os funcionários por departamento, função ou classificações também será mais tranquilo, pois há a possibilidade de criar regras especificas para grupos diferenciados como terceiros e prestadores de serviços.

Menos burocracia

A implementação correta e de acordo com as exigências do IMETRO evita futuras disputas judiciais e dor de cabeça tanto para o empregado como para a empresa. Para os funcionários garante que seus direitos trabalhistas sejam respeitados. Já para a empresa garante que está evite futuros problemas com gastos e indenizações.

A presença de um sistema de acordo com as regras traz inúmeros benefícios organizacionais e corporativos, já o seu descumprimento acarreta em falta de assertividade e tempo desperdiçado.

Como usar o relógio de ponto

Entre as obrigatoriedades para a homologação do sistema de ponto, podemos citar a necessidade de possuir memória de registro, porta fiscal que será usada para captação de dados, impressora com bobina para emitir os comprovantes e relógio interno. Além da exigência de programas específicos para prestar este tipo de serviço, o que exige contratar empresas de qualidade para cuidar do controle do sistema.

Essas medidas de segurança são fundamentais tanto para os empregadores quanto para os profissionais, impedindo excessos de jornada ou erros de cálculo, sejam no dia a dia ou do fundo de garantia e previdência social, por exemplo. Medidas necessárias para criar uma relação de confiança entre os envolvidos, evitar fraudes e garantir transparência e segurança da base de dados. Garantindo direitos e obrigações de cada um na relação de trabalho.

Onde comprar um relógio de ponto homologado pelo Ministério do Trabalho

Depois de saber de todas essas vantagens você deve estar se perguntando: ok, mas onde encontro um modelo desse para colocar na minha empresa?

Existem várias empresas que trabalham com o relógio de ponto, entre elas está a Velti que desenvolve o software e o relógio de ponto com integração perfeita. Ele é de fácil instalação e não precisa ser configurado por você. Tudo homologado pelo Ministério do Trabalho e INMETRO. Mais de 2500 empresas de diversos tamanhos confiam nas soluções de ponto da Velti incluindo o Ministério do Trabalho e Emprego e empresas como Kopenhagen, Drogarias Pacheco, Progen entre outras.

Com tantas referências não é muito difícil saber qual a melhor empresa para entregar um relógio de ponto de qualidade, não é mesmo? Então acesse o site e faça a sua escolha.

Por que ter um relógio homologado pelo Ministério do trabalho

Vale ressaltar que usar o relógio de ponto traz inúmeros benefícios, mas é fundamental que esse relógio esteja de acordo com as regras impostas pelo ministério do trabalho, caso contrário pode acarretar em multas pesadas e problemas judiciais para a empresa.

São muitos benefícios que a empresa e os funcionários têm quando existem um relógio de ponto homologado pelo MTE, não é mesmo?

Resumindo, esse recurso, além de oferecer segurança jurídica e tornar as relações trabalhistas mais práticas no que se refere ao controle de horários, também otimiza a rotina do departamento de recursos humanos. Ou seja, é a opção mais completa para empresas de todos os portes.

Agora que você já sabe desses benefícios, nada de deixar isso para depois. Com tantas vantagens é importante implementá-lo o mais rápido possível.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

WhatsApp chat