Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

O RH estratégico já é uma realidade dentro das empresas. E dentro deste contexto, a gestão de pessoas é uma das políticas mais imprescindíveis. Ela, basicamente, consiste em administrar e gerir o capital humano das empresas. É uma vertente complexa, afinal, trabalhar este capital intelectual e motivar a equipe vai muito além de oferecer bons salários e benefícios.

Fato é, que não há mais como conceber o sucesso de uma organização sem uma gestão de pessoas eficiente, afinal, é ela quem possibilitará o engajamento da equipe, o devido aproveitamento de cada talento e a promoção de um bom clima organizacional.

Na sequência deste artigo, você entenderá os princípios de uma área de gestão de pessoas, desde seus objetivos até as melhores práticas. Confira:

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas nas empresas, se refere a um conjunto de estratégias para gerenciar os colaboradores. Em linhas gerais, se o seu negócio depende de seres humanos para gerar resultados, ela é indispensável.

As práticas da gestão de pessoas na capacitação, desenvolvimento e retenção desses profissionais, de forma que os talentos sejam potencializados e que, assim, sua empresa tenha melhores condições de atingir seus objetivos.

Quando não há uma gestão de pessoas efetiva, sua empresa está sujeita a muitas situações internas de conflito, falhas de comunicação, alta taxa de turnover, relacionada à rotatividade e, consequentemente, pessoas que não estão preparadas e nem engajadas a entregar os resultados esperados.

Principais objetivos da gestão de pessoas

Para entender melhor o funcionamento da gestão de pessoas, os seus objetivos prioritários são:

Resolução de conflitos

Em primeiro lugar, a gestão de pessoas é fundamentada no trabalho em equipe e na construção de um bom ambiente organizacional. Logo, uma de suas atuações mais importantes é na resolução de conflitos.

Sabemos que nenhuma empresa está imune a este tipo de situação, mas é importante tomar medidas para que isto não afete a produtividade do negócio. Logo, a gestão de pessoas pode se encarregar de ações como dinâmicas de grupo, reuniões periódicas e momentos de descontração em geral, mantendo um clima positivo e garantindo o bem-estar de todos.

Motivação e engajamento

Produtividade praticamente não existe, sem motivação. Portanto, uma das principais preocupações da gestão de pessoas é manter o time alinhado com os objetivos da empresa. Em termos de engajamento, é de responsabilidade da gestão de pessoas disseminar a cultura organizacional da corporação, de forma que o colaborador se identifique com a missão, visão e valores da empresa e, assim, se motive a produzir mais.

Obviamente, existem outras maneiras de manter o time motivado, e uma das principais delas se baseia na valorização devida das ações dos seus funcionários, tanto em termos de reconhecimento quanto de uma remuneração extra, por exemplo, algo como um bônus. Pode ter certeza que este investimento ainda sai mais barato do que os encargos de uma alta rotatividade.

Treinamento e desenvolvimento

Se a gestão de pessoas existe para gerir e aprimorar o capital humano, nada mais prudente do que incentivar a obtenção de conhecimento. Essa capacitação pode ser feita através de workshops, palestras, cursos e treinamentos em geral, para que o colaborador adquira novas competências e aplique-as no seu dia a dia de trabalho.

Isto sem contar que este é um grande combustível para aumentar a motivação do indivíduo, pois ele perceberá que a empresa de fato acredita no seu potencial.

Cuidar do interesse dos colaboradores

A retenção de talentos está diretamente ligada à atuação da gestão de pessoas. Por este motivo, também é fundamental que a área se encarregue de cuidar do interesse dos funcionários.

Colaboradores querem bons salários, benefícios, um plano de carreira personalizado, segurança no trabalho e oportunidades em geral. Sua empresa provavelmente está focada em outras prioridades, como produtividade, redução de custos, sobrevivência etc., mas lembre-se que para atingir tudo isso, você precisa de um material humano capacitado, motivado e valorizado.

Comunicação transparente

Por fim, outra função essencial da gestão de pessoas é estabelecer uma comunicação transparente. Um pequeno ruído pode ser o primeiro passo para a geração de fofocas e conflitos, que comprometem o bom ambiente organizacional. Portanto, mantenha uma política de abertura com cada colaborador e explore bastante os feedbacks, de forma que o colaborador sinta que suas ideias importam e são avaliadas pela organização.

Quais são as melhores práticas?

Você certamente já aprendeu muito do que fazer para ter uma gestão de pessoas efetiva. Mas agora, vamos te mostrar as melhores práticas para que nada dê errado na implementação no seu negócio:

Aprimore os processos de recrutamento e seleção

A gestão de pessoas é responsável não apenas por extrair o que cada colaborador tem de melhor, mas também de identificar talentos para cada função dentro da empresa. Por isso, uma prática indispensável é aprimorar os processos de recrutamento e seleção, trazendo para o “mundo externo” a identidade de uma empresa que se preocupa com o bem-estar do funcionário e investe nele.

Esses elementos devem fazer parte da sua presença digital, já que muitas vagas são divulgadas na internet. Você pode, inclusive, utilizar alguns de seus funcionários como “embaixadores” da marca.

Faça uso da tecnologia

A utilização de softwares para RH pode trazer insights importantes sobre como aumentar a produtividade da equipe e demais estratégias pertinentes. Esses sistemas também otimizam muitas rotinas dentro do setor, como o controle de ponto, por exemplo. Você pode conferir em nosso site as soluções da Velti para o seu negócio.

Promova um bom clima organizacional

Quanto mais leve for o seu ambiente de trabalho, melhor será a produtividade da sua equipe. Portanto, foque em práticas que promovam a cooperação em vez da competição. Além das ações supracitadas no tópico de resolução de conflitos, convém fazer pesquisas de clima organizacional para ter feedbacks importantes.

Alinhe a equipe à cultura da empresa

Quando o seu time entende para qual propósito está trabalhando e se identifica com ele, os resultados são os melhores possíveis!

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

WhatsApp chat