A implementação da folha de pagamento no eSocial é uma mudança na gestão dos pagamentos que tem como intuito a simplificação dos processos. Através de um sistema centralizado para a realização destas operações em uma empresa, torna-se mais fácil e organizado ter acesso aos dados de todos os colaboradores profissionais e efetuar suas devidas remunerações.
Você está familiarizado (a) com o sistema de folha de pagamento no eSocial? Nos tópicos a seguir, explicamos em mais detalhes como é o funcionamento deste novo recurso e quais as mudanças positivas ele proporciona aos setores administrativos das empresas.
Acompanhe a leitura e confira!
O que é o eSocial?
O eSocial é um projeto que foi elaborado e implantado pelo Governo Federal. Seu intuito essencial é o de centralizar o envio de dados referentes aos colaboradores de um empreendimento, para tornar este procedimento mais ágil e eficiente.
É por este motivo que ele implementa um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.
O eSocial e a folha de pagamentos
No que diz respeito à folha de pagamentos de uma corporação, o recurso do eSocial permite a unificação dos dados referentes ao campos fiscal, previdenciário e trabalhistas de todos os colaboradores profissionais do negócio em um único sistema.
Isso faz com que o cálculo em relação à remuneração de cada funcionário seja facilitado, além de tornar esta operação mais rápida e assertiva. Por ser feito de maneira digital, os cálculos dos salários já integram todos os componentes da remuneração: as horas extras, as informações do contracheque, o INSS, o FGTS, o IRRF e o vale transporte, por exemplo.
Conheça o nosso site!
Cálculos simplificados de remunerações
A partir do advento da folha de pagamento no eSocial, a atuação do departamento de cobranças de qualquer empresa se torna mais eficiente.
Antes da implementação deste sistema digital, os cálculos em relação a todos os componentes que envolvem as remunerações e as questões trabalhistas dos colaboradores profissionais da corporação eram realizados de forma manual.
Com a folha de pagamento no eSocial, estes cálculos são feitos pelo próprio sistema, o qual pega os dados disponíveis e automaticamente gera os valores dos descontos e as remunerações.
Por meio deste recurso, torna-se mais prático o cálculo de reajuste no salário, por exemplo, uma vez que as atualizações na legislação trabalhistas são acompanhadas automaticamente pelo sistema.
Fiscalização automática e agilidade nos procedimentos
Entre as principais vantagens trazidas pela folha de pagamento feita no eSocial, está o fato de a fiscalização passar a acontecer de maneira automática, diferentemente do jeito anterior, que era por meio da solicitação de todos estes dados por parte do Ministério do Trabalho ou da Receita Federal.
Além disso, o sistema do eSocial, no que diz respeito à folha de pagamento, faz com que os procedimentos de contratação de um novo colaborador profissionais sejam mais rápidos e dinâmicos, uma vez que o cadastramento é realizado online, o que proporciona uma rápida verificação das informações. O mesmo vale para o processo de demissão, que se torna mais simplificado.
Entre em contato conosco através do preenchimento de nosso formulário.