Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

A implementação da folha de pagamento no eSocial é uma mudança na gestão dos pagamentos que tem como intuito a simplificação dos processos. Através de um sistema centralizado para a realização destas operações em uma empresa, torna-se mais fácil e organizado ter acesso aos dados de todos os colaboradores profissionais e efetuar suas devidas remunerações.

Você está familiarizado (a) com o sistema de folha de pagamento no eSocial? Nos tópicos a seguir, explicamos em mais detalhes como é o funcionamento deste novo recurso e quais as mudanças positivas ele proporciona aos setores administrativos das empresas.

Acompanhe a leitura e confira!

O que é o eSocial?

O eSocial é um projeto que foi elaborado e implantado pelo Governo Federal. Seu intuito essencial é o de centralizar o envio de dados referentes aos colaboradores de um empreendimento, para tornar este procedimento mais ágil e eficiente.

É por este motivo que ele implementa um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.

O eSocial e a folha de pagamentos

No que diz respeito à folha de pagamentos de uma corporação, o recurso do eSocial permite a unificação dos dados referentes ao campos fiscal, previdenciário e trabalhistas de todos os colaboradores profissionais do negócio em um único sistema.

Isso faz com que o cálculo em relação à remuneração de cada funcionário seja facilitado, além de tornar esta operação mais rápida e assertiva. Por ser feito de maneira digital, os cálculos dos salários já integram todos os componentes da remuneração: as horas extras, as informações do contracheque, o INSS, o FGTS, o IRRF e o vale transporte, por exemplo.

Conheça o nosso site!

Cálculos simplificados de remunerações

A partir do advento da folha de pagamento no eSocial, a atuação do departamento de cobranças de qualquer empresa se torna mais eficiente.

Antes da implementação deste sistema digital, os cálculos em relação a todos os componentes que envolvem as remunerações e as questões trabalhistas dos colaboradores profissionais da corporação eram realizados de forma manual.

Com a folha de pagamento no eSocial, estes cálculos são feitos pelo próprio sistema, o qual pega os dados disponíveis e automaticamente gera os valores dos descontos e as remunerações.

Por meio deste recurso, torna-se mais prático o cálculo de reajuste no salário, por exemplo, uma vez que as atualizações na legislação trabalhistas são acompanhadas automaticamente pelo sistema.

Fiscalização automática e agilidade nos procedimentos

Entre as principais vantagens trazidas pela folha de pagamento feita no eSocial, está o fato de a fiscalização passar a acontecer de maneira automática, diferentemente do jeito anterior, que era por meio da solicitação de todos estes dados por parte do Ministério do Trabalho ou da Receita Federal.

Além disso, o sistema do eSocial, no que diz respeito à folha de pagamento, faz com que os procedimentos de contratação de um novo colaborador profissionais sejam mais rápidos e dinâmicos, uma vez que o cadastramento é realizado online, o que proporciona uma rápida verificação das informações. O mesmo vale para o processo de demissão, que se torna mais simplificado.

Entre em contato conosco através do preenchimento de nosso formulário.

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.