Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Em tempos de coronavírus, onde cada vez mais empresas estão aderindo ao trabalho home office para se adaptar ao isolamento social, uma preocupação dos gestores e equipes de Recursos Humanos (RH) é permanente: “Como gerir a jornada de trabalho de nossos colaboradores?”

Uma coisa precisa ser dita de antemão: a gestão da jornada de trabalho tem se modificado ao longo dos anos. O modelo de cartão de ponto continua existindo, mas muitas empresas estão preferindo aderir a novidades tecnológicas nesse setor.

Hoje, existe a possibilidade de gestão de ponto via software, online e na nuvem. Isso o torna móvel e perfeito para escritórios virtuais ou profissionais que trabalham em home office. Eu colocaria assim também “Ou empresas que precisam de mais flexibilidades no dia a dia.”

A gestão de jornada no home office

A gestão da jornada de trabalho em home office é totalmente possível através das novas tecnologias. Como citado acima, já existem softwares que realizam este trabalho facilmente. É só baixá-lo em um dispositivo eletrônico e operar o sistema para o controle correto.

Este software pode ser baixado tanto em um celular do tipo smartphone, um computador ou um tablet. O controle é feito online e em tempo real.

Nova tecnologia na gestão de ponto

Com tudo isso, podemos afirmar que a tecnologia revolucionou o controle de ponto de seus funcionários. Tanto que estes aplicativos fazem muito mais coisas do que apenas marcar os horários. Eles também ajudam na gestão de pessoas da sua organização.

Isto acontece no momento em que o colaborador marcar seu ponto. O horário é registrado automaticamente no sistema, que funciona na nuvem. A partir disso, o dia de trabalho do funcionário é calculado.

Além disso, a empresa recebe relatórios com várias informações sobre a jornada do mesmo. Informações que apontam desde produtividade até períodos de inatividade. Estes tipos de dados podem ser colhidos também a partir do momento que o funcionário faz login no sistema para começar seu dia de trabalho.

O sistema pode verificar a quantidade de horas trabalhadas pelo funcionário todos os dias. E isto independe se estiver exercendo a sua atividade de:

– Casa;
– Rua;
– Restaurante;
– Táxi;
– Ou em qualquer lugar.

O registro do ponto é online e pode ser marcado em qualquer lugar.

Controle de horas trabalhadas

Uma coisa muito importante a ser dita diz respeito à quantidade de horas trabalhadas por um colaborador quando ele está em home office. É muito comum que, por estar em um local fora do escritório, o colaborador trabalhe mais do que as horas diárias combinadas com a empresa. O controle de ponto online pode apontar este problema para o gestor de RH.

Tecnologia mudando o mercado de trabalho

É a tecnologia mudando cada vez mais o mercado de trabalho de forma positiva. Um controle de ponto de funcionários home office através de um software traz mais organização para a empresa, além de fornecer relatórios de produtividade.

Gostou do artigo? Não deixe de comentar e compartilhar nas suas redes sociais.

Visite nosso site e preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas sobre a gestão de ponto no home office.

WhatsApp chat