Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

O uso da biometria facial é uma realidade e empresas de vários segmentos utilizam o recurso para diversos objetivos – grande parte deles ligados à segurança. Com a evolução da área de recursos humanos, é natural que a ferramenta também seja absorvida pelos departamentos de RH.

Um bom exemplo de como aplicar essa inovação é no controle de jornada. No contexto atual, cartões ou folha ponto se tornaram obsoletos, visto que hoje já é possível utilizar um relógio de biometria facial. A seguir, saiba como funciona essa tecnologia que revolucionou o controle de ponto e as vantagens que ela traz para o seu negócio.

Sistema de reconhecimento facial

O rosto humano possui, aproximadamente, 80 pontos nodais e cada um torna a feição humana única. É a partir destes pontos que a tecnologia do reconhecimento facial atua para reconhecer e validar a identidade de uma pessoa.

Após criar um mapeamento completo do rosto, o sistema armazena e codifica esses dados para transformar a nossa feição em um identificador, como uma chave para o controle de acesso. A seguir, você acompanha como a ferramenta pode otimizar a gestão de ponto dos colaboradores.

Relógio de ponto facial – benefícios

  1. Autenticação/Validação de identidade: com o reconhecimento facial, o registro de ponto ocorre de maneira segura e precisa. Essa tecnologia também previne falsificações e evita fraudes no sistema. 
  2. Praticidade: devido às informações atualizadas em tempo real, os setores de RH podem atuar de forma mais estratégica. Outro ganho também é com os colaboradores, que têm a agilidade da biometria facial para controlar o ponto, sem necessidade de terceiros. 
  3. Biossegurança: em tempos de COVID-19 e pós pandemia, um relógio de biometria facial dispensa o contato físico no controle de jornada e protege seus colaboradores.
  4. Inovação: o recurso por si só agrega valor para os avanços tecnológicos da empresa. Adotar um relógio de ponto facial também contribui para evoluir os processos internos da empresa e aproveitar as facilidades que a revolução digital proporciona.

Conheça o Relógio de Ponto Ônix, solução da Velti que proporciona mais segurança para o registro e armazenamentos de dados, unindo a tecnologia de biometria facial à praticidade. Um recurso que pode transformar a gestão do seu RH.

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.