Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Você acha que os profissionais de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) fazem a mesma coisa e que o que muda é apenas o nome do cargo? Pois bem, hoje viemos desmistificar essa informação e explicar detalhadamente o que os diferencia um do outro.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os setores de RH e de DP são a mesma coisa, já que muitas vezes são unificados nas empresas, as funções de cada uma são bem diferentes. Além disso, delimitar bem o espaço e a atuação de cada setor proporciona uma vantagem mais competitiva diante dos concorrentes.

Não entendeu e ainda está confuso? Então continue lendo o texto e entenda como as funções se distinguem.

Recursos Humanos (RH)

Esse setor é o responsável por criar e manter um ambiente agradável entre a empresa e os seus colaboradores. Para isso, o desenvolvimento de estratégias são essenciais, visto que irão garantir a motivação e o bem-estar de todos que ali trabalham.

Outro ponto que precisa ser destacado é que o RH também tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento profissional de cada um dos colaboradores. Então palestras e treinamentos são aplicados com frequência entre as pessoas. Dessa forma, elas podem ter a sua capacidade elevada e entregar sempre o melhor à empresa.

Fora essas, algumas outras atividades são destinadas ao setor de RH:

  • Recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Controle de comportamentos internos;
  • Avaliação de desempenho;
  • Definição de plano de carreira e de salários;
  • Fortalecer a cultura e o clima organizacional;
  • Criar uma marca empregadora;

Neste cenário o RH se tornou uma área totalmente estratégica para as empresas, com a principal missão de cuidar e desenvolver pessoas.

Departamento Pessoal (DP)

Enquanto o RH se concentra nas relações humanas, o Departamento Pessoal se atém às questões burocráticas que envolvem os colaboradores. Algumas das funções envolvem processos de admissão e de demissão, folha de pagamento e representação da empresa em uma ação trabalhista.

O DP é fundamental dentro de uma empresa, pois garante com que ela cumpra todas as leis e as normas que envolvem o sistema trabalhista. Dessa forma, evita problemas com a Justiça do Trabalho. Como está envolvido com assuntos administrativos-burocráticos, esse setor pode se dividir em três tipos:

  1. Admissão: os profissionais lidam com a fase de integração do colaborador à empresa, gerindo os registros e os exames admissionais;
  2. Compensação: gerenciamento da jornada de trabalho, do pagamento de salário e benefícios e da gestão de tributos;
  3. Demissão: cuida dos processos de desligamento do colaborador.

Como as duas áreas se interligam?

Ambas as áreas se encontram em algum momento da gestão de pessoal, como no processo de admissão, por exemplo. Ao mesmo tempo em que o RH recruta, entrevista e seleciona o melhor candidato à vaga, o DP vai se encarregar em solicitar os documentos necessários para o registro. Além disso, o DP também marca os exames admissionais necessários que garantem a aptidão da pessoa em exercer a função.

Mas para essa sinergia entre as áreas é primordial estabelecer os limites e as responsabilidades de cada uma. Assim como é importante mapear os processos para uma perfeita integração e sincronia entre elas.

Para garantir que os horários de todos que atuam dentro de uma empresa sejam cumpridos, a melhor solução é o uso de um software de gestão de ponto. E, para isso, você pode contar sempre com a Velti!

Leia também: