Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Diante de um mercado tão competitivo, as empresas têm investido, cada vez mais, em mecanismos capazes de proporcionar o aumento da produtividade dos funcionários. Por isso, atualmente, implantar o controle de ponto não é apenas uma obrigação, mas também algo que pode afetar bastante a produtividade da sua empresa.

A importância do relógio de ponto

A produtividade de uma empresa está indiscutivelmente relacionada com diversos fatores, como por exemplo: o treinamento da equipe e das lideranças, o sistema de gestão e o planejamento estratégico. Entretanto, o controle de ponto destaca-se, pois é uma ferramenta que possibilita que a empresa calcule com precisão a rotina de trabalho dos colaboradores. Isso não só garante o cumprimento da jornada de trabalho estabelecida, como também permite que a empresa acompanhe o rendimento do colaborador em cada tarefa, podendo assim gerenciar melhor horas dedicadas a uma determinada atividade.

Como o controle de ponto influencia a produtividade dos funcionários

A produtividade pode ser definida como a relação entre os recursos utilizados e os resultados alcançados para a produção de um determinado produto. Sendo assim, o rendimento dos colaboradores influencia diretamente os resultados finais.

Por isso, o controle de ponto tem um papel extremamente relevante na verificação da produtividade dos funcionários. Por meio dele o RH consegue ter o registro dos horários de entrada, saída e as pausas entre as jornadas. Os líderes não conseguem, por exemplo, mensurar com precisão a produtividade da organização sem os dados referentes ao rendimento dos colaboradores.

Os dados fornecidos pelo controle de ponto também permitem que a empresa explore o melhor dos seus colaboradores, pois por meio dessas informações é possível montar uma jornada de trabalho equilibrada. Períodos de descanso adequadamente inseridos em uma rotina de trabalho podem fazer com que os funcionários mantenham um rendimento elevado do início até o fim da jornada de trabalho.

O controle de ponto também ajuda com as horas extras

Sabemos que, às vezes, a jornada de trabalho de alguns colaboradores tem de ser estendida. Nesses casos, o controle de ponto também é importante, pois é por meio dele que o RH consegue ter o registro preciso da saída do funcionário. Isso é fundamental para gerir o banco de horas e o pagamento de horas extras.

No sistema de banco de horas, a empresa reúne as horas que o colaborador trabalhou a mais e faz uma compensação posteriormente, reduzindo as horas de um outro dia de trabalho. Diferente das tradicionais horas extras, onde o colaborador recebe um pagamento referente as horas trabalhadas.

O controle de ponto também funciona como um meio de evitar que um colaborador mal intencionado, por exemplo, afirme que ficou dentro da empresa durante um tempo maior do que ele de fato esteve.

Dica importante

É sempre interessante frisar que, por lei, toda e qualquer instalação que possuir mais de dez funcionários deve adotar o controle de ponto. Contudo, mesmo que uma empresa esteja isenta dessa obrigação, a implantação dessa ferramenta é totalmente indicada, devido maneira positiva que influencia a produtividade de uma empresa.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

 

WhatsApp chat