Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Muitas áreas de trabalho certamente possuem um vocabulário próprio para se comunicar. E com o RH não é diferente!

Mas o profissional pode se ver confuso caso não saiba o significado de termos como PDI, EVP e KPIs. Então, hoje vamos ajudar quem está ingressando na área agora ou que precisa relembrar algumas questões. Para isso, separamos 15 termos essenciais de RH e suas explicações. Acompanhe a seguir!

PDI

Sigla para “Plano de Desenvolvimento Individual”, o PDI visa auxiliar os colaboradores a alcançarem suas metas a partir do seu próprio desenvolvimento. Ou seja, ele organiza ideias e desejos em um plano de ações a serem realizadas e que, consequentemente, conquistam os seus objetivos finais.

Absenteísmo

Um dos termos clássicos do RH. Em suma, o absenteísmo significa as ausências e faltas de um colaborador durante o expediente de trabalho.

Compliance

O compliance pode ser definido como um conjunto de medidas e normas. Ou seja, estar “em compliance” significa estar em conformidade com leis e regulamentos. Como boa parte das empresas possui suas próprias diretrizes, costuma ser um termo bastante utilizado tanto no RH quanto no departamento jurídico.

Dumping

Para os profissionais de RH, o dumping é aquela prática desleal em que as empresas oferecem os seus serviços e/ou produtos por um valor abaixo do mercado com o único propósito de eliminar sua concorrência.

ERP

Enterprise Resource Planning (ERP) são os softwares que agregam diferentes informações em um único lugar. Assim, diversos setores da empresa trabalham de maneira integrada. Da mesma forma como acontece quando se tem uma contabilidade estratégica.

REP

O Registrador Eletrônico de Ponto (REP) é o equipamento responsável por registrar o ponto dos colaboradores. A Velti, por exemplo, possui 3 tipos de REP: o Onix, o Velti 373 e o Cartográfico S210.

EVP

O EVP, ou Employee Value Preposition, se refere aos benefícios que a empresa proporciona ao colaborador que vão além do que está acordado em contrato. Seu objetivo é atribuir sensações positivas às pessoas e se modifica conforme o crescimento da empresa.

KPI

Sigla para “Key Performance Indicators”, o KPI é um indicador de desempenho de uma equipe. Para o RH, ele está relacionado principalmente com a rotatividade de pessoas, os custos com a folha de pagamento, entre outros pontos.

LGPD

Termo muito comentado nos últimos meses, a LGPD é a sigla para a “Lei Geral de Proteção de Dados”. Essa regulamentação garante a segurança de dados pessoais tanto de clientes quanto de colaboradores.

Para saber as informações que todo profissional de RH deve saber sobre a LGPD, clique aqui.

GPTW

O Great Place to Work, ou “Melhores Empresas para Trabalhar”, é um selo atribuído às empresas que se destacam no mercado em diversos aspectos. Por exemplo: cultura organizacional, remuneração, benefícios e transparência na gestão, entre outros.

PDCA

A sigla PDCA vem da junção dos termos em inglês Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir). Trata-se de um método baseado na repetição que foca na melhoria dos processos dentro de uma empresa. Ele pode ser aplicado em qualquer ramo ou área de atividade para garantir o alcance das metas e dos resultados traçados:

  • Na prática, o ciclo começa na etapa P, na qual são definidos os objetivos de cada processo dentro da empresa, como por exemplo identificar os problemas, metas e plano de ação;
  • Já o D é o momento em que o planejamento é colocado em prática exatamente como foi detalhado;
  • Após isso, na etapa C o que foi feito é avaliado para, assim, identificar o que foi de fato realizado daquilo que havia sido planejado;
  • Por fim, no ciclo A são realizadas ações corretivas das falhas encontradas durante os processos.

Turnover

Mais um clássico do RH, o termo turnover se refere ao índice de admissões e demissões registradas em um determinado período de tempo.


Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os termos técnicos de RH. E caso queira que um especialista em Gestão de Ponto realizasse uma avaliação do seu RH, preencha o formulário de contato que nós te ligamos!