Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Os profissionais de Recursos Humanos sabem muito bem que o trabalho é bastante exaustivo. Isso porque a rotina diária inclui rodada de recrutamentos, avaliações, contratações, integrações e uma série de outras atividades que têm papel transformador dentro das empresas. E dentre todas as atividades – muitas delas burocráticas – não basta apenas ser organizado. Algumas coisas podem e devem receber automação para eliminar erros.

Quer saber mais? Então leia esse texto até o final e entenda melhor!

Benefícios da automação

Além da gestão do controle de ponto, o RH também é responsável por tornar o local de trabalho mais competitivo e sustentável. Em outras palavras, se a atuação do RH for feita de acordo com o planejamento de toda a empresa, isso permite que as metas sejam atingidas de forma mais fácil. Como consequência, traz um impacto positivo nos lucros da organização. 

Por isso que o processo de automação do RH se tornou algo tão necessário. Principalmente para eliminar erros e diminuir o tempo gasto nessas tarefas operacionais. 

Um estudo da Deloitte mostra que 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar mais as ferramentas digitais. Isso significa deixar o tradicional e apostar no novo. E então o tempo que o profissional ganha pode ser melhor empregado, por exemplo, na gestão de ações efetivas e direcionadas.

Mas muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre quais processos podem ser automatizados. Então veja alguns exemplos a seguir!

  • Controle de acesso

Além de gerir os níveis de acesso e relatórios das instalações de sua empresa, os sistemas de controle de acesso também podem se integrar com outros sistemas e gerenciar outras aplicações. Isso tudo é feito por meio de um mesmo software. Uma catraca com leitor biométrico ou que funcione a partir de senha, por exemplo, é ideal para empresas que necessitam um controle simples, seguro e eficiente. 

Clique aqui e conheça a catraca Velti!

  • Triagem de currículos

Trazer novos talentos para a empresa demanda planejamento e bastante cuidado. Pra isso há softwares disponíveis no mercado que possibilitam encontrar perfis e fazer uma triagem primária. E pode até ser comum que alguns profissionais de recursos humanos vejam o software de recrutamento como uma ameaça. Mas isso está bem longe de ser verdade! Isso porque se o fluxo de trabalho estiver bem estruturado e padronizado, a tecnologia na verdade trabalha a seu favor. Então que tal mudar o seu ponto de vista sobre isso?

  • Gestão de ponto

Sabia que essa é uma das tarefas que mais se beneficiam da automação? Afinal, apurar todos os dados do ponto eletrônico com o máximo nível de confiança e em prazo hábil é uma atividade trabalhosa e detalhista. Logo, automatizar esse processo otimiza o uso do tempo, garante a segurança da informação e ainda por cima reduz o risco de erros que podem acarretar prejuízos futuros. Muito bom, não é mesmo?

  • Gestão da folha de pagamento

Essa atividade anda junto com a anterior, já que é necessário ter dados confiáveis para fazer o cálculo dos pagamentos. Por isso, usar softwares que dêem suporte ao cálculo e gestão da folha de pagamento garante um melhor emprego do tempo dos profissionais e diminui erros.

Há ainda outras possibilidades no horizonte. Os que falamos nesse texto são apenas alguns exemplos de atividades que geram ganho tanto para o RH quanto para a empresa, se automatizadas. 

Se na sua empresa todas as atividades do RH ainda são feitas manualmente, pode ser que vocês estejam desperdiçando tempo e recursos. Então clique aqui para conhecer as soluções que a Velti disponibiliza ao mercado e que tal começar agora mesmo a explorar seu o potencial estratégico?

Veja também: