Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Uma das questões mais importantes de gerência de um RH é o controle das jornadas de trabalho. O registro de entradas e saídas dos funcionários é preponderante interna e externamente para uma empresa. E um dos métodos mais seguros para se fazer isso é através de um relógio de ponto com biometria digital.

O equipamento dá excelentes garantias, já que assegura que uma tecnologia de ponta estará a serviço da empresa. Usar o relógio digital é ter certeza que incômodos com a folha de ponto em papel não existirão.

Segurança

A escolha de um relógio de ponto com biometria digital é importante tanto para funcionários quanto para o empreendimento. A possibilidade de identificação de pessoas dos sistemas de leitura biométrica é o que há de mais avançado no setor.

Seja o sistema de reconhecimento feito pela íris, face ou impressão digital, que é o mais comum, a leitura é precisa. A utilização desse tipo de tecnologia é a garantia contra fraudes.

Até é possível burlar estes equipamentos, mas é muito complicado e exige destreza. Sem contar que, por ser digital, é possível se prevenir contra possíveis adulterações.

Garantia jurídica

Além da baixa possibilidade de fraudes, o relógio de ponto com biometria digital oferece uma garantia jurídica. Mesmo que o número de ações do trabalho tenha caído drasticamente após a reforma trabalhista, essa ainda é uma possibilidade.

E, nesse quesito, a tecnologia dos equipamentos de registro de ponto ajuda a manter um controle mais exato das jornadas de trabalho. Já que o sistema exige que o funcionário vá realizar a leitura biométrica, a chance de fraudes nos cartões de ponto praticamente acaba.

Para endossar a garantia do uso de sistemas assim, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a portaria 1510. A portaria, publicada em 2009, disciplina o uso do registro eletrônico de ponto, o que trouxe segurança jurídica para as empresas e funcionários.

Sistema simples

É fato que muita gente ainda possui certo “medo” da tecnologia. É comum que as pessoas, principalmente as mais velhas, tenham receio de equipamentos eletrônicos. E o relógio de ponto com biometria digital garante que essas pessoas ficarão muito confortáveis ao usá-lo.

A tecnologia é bastante simplificada e não apresenta para o funcionário nenhum tipo de complexidade. No caso do sistema com leitura da digital, basta colocar o dedo no equipamento que o registro do horário já está feito.

Facilidades para o RH

Além da segurança, garantia jurídica e comodidade aos funcionários, o relógio de ponto com biometria digital dá facilidades ao setor de RH. A tecnologia garante que o trabalho gerado pelo controle de entradas e saídas, atrasos, horas-extras e folha de pagamento será muito menor.

Isso acontece porque é possível integrar a máquina de ponto com softwares de controle de jornadas de trabalho. Por causa disso, todos os registros capturados pela biometria vão direto para o programa de computador.

A questão diminui muito a possibilidade de erros, principalmente em comparação com os sistemas de ponto em papel. Além de tudo isso, a tecnologia otimiza o tempo dos funcionários do RH, que podem se dedicar a outras atividades.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.