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A pandemia da Covid-19 definitivamente transformou o mundo que conhecíamos. Então os hábitos mudaram rapidamente, assim como as perspectivas e as expectativas. Logo, nessa esteira de adaptações, novos modelos de relações de trabalho estão sendo forjados.

Afinal, o isolamento social acelerou o processo de digitalização. Empresas de todos os tamanhos, que nunca tinham considerado a possibilidade do trabalho remoto, inesperadamente precisaram buscar processos e ferramentas para implantá-lo. Nesse sentido, a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, aplicada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), apontou que o home office foi a estratégia adotada por quase metade das empresas brasileiras nesse período, totalizando 46%.

E como toda grande mudança, essa também gera conflitos. Então, a mesma pesquisa apontou que embora 94% da empresas que adotaram o teletrabalho afirmem que os resultados atingiram ou superaram as expectativas, apenas um terço delas pretende manter o esquema. Já 70% planejam encerrar ou reduzir a prática quando for possível. Todavia, entre os funcionários a intenção é contrária: 70% gostariam de permanecer em regime de home office, integral ou parcial.

Neste momento em que se começa a vislumbrar uma vida pós-Covid-19, surge então para as empresas o grande desafio de alinhar seus objetivos com as expectativas dos colaboradores. Inclusive, manter o nível de eficiência adquirido nos últimos meses. Com o intuito de ajudar seu negócio, as dicas a seguir podem construir uma ponte para conciliar essas questões.

Trabalho pós-covid – dicas para manter a eficiência:

Promova conexões entre os colaboradores

A pandemia afeta diferentes pessoas de maneiras diversas. As consequências impactam de forma desproporcional em diferentes grupos sociais. Funcionários que moram sozinhos podem ter que lidar com o sentimento de solidão. Já os que têm filhos precisam gerir a vida pessoal, familiar e profissional dentro do mesmo espaço, que nem sempre é confortável ou tecnologicamente bem equipado.

Que tal usar as ferramentas digitais disponíveis para promover encontros e conversas informais sobre como gerenciar o tempo e a produtividade nesses diferentes contextos? A troca pode gerar insights preciosos para o retomada das atividades, além de proporcionar sentimento de pertencimento, fundamental para o engajamento dos colaboradores.

Estabeleça uma política de conduta para o teletrabalho

Das empresas que expressam intenção de não manter o trabalho remoto a longo prazo, 34% delas relatam dificuldades relacionadas ao comportamento dos funcionários no ambiente virtual, o que é compreensível, afinal, ninguém esperava uma mudança tão brusca.

Muitas empresas têm políticas de comportamento e de compliance vigentes nos escritórios. Adaptar e desenvolver um código de conduta para o home office é uma forma de comunicar claramente o que se espera do funcionário nesse modelo de trabalho, e essa medida simples pode diminuir e até erradicar os problemas dessa natureza.

Pratique gestão inclusiva

Os gestores precisam assumir a responsabilidade de manter as equipes conectadas e em sintonia, tanto no trabalho remoto quanto no trabalho presencial. Deixar os colaboradores à vontade para falar e garantir que todos sejam ouvidos e reconhecidos promove um ambiente mais saudável de trabalho para todos.

Essa nova normalidade chegou abruptamente à maioria dos negócios, deve permanecer em alta por mais algum tempo e está exigindo esforços conjuntos de adaptação. Por um lado, as organizações precisam criar um ambiente onde trabalhadores com diferentes habilidades e experiências sejam estimulados a dar o seu melhor e, do outro lado, os indivíduos precisam estar comprometidos com suas entregas e dispostos a colaborar com a equipe.

Não existe uma fórmula mágica para isso, mas as empresas que conseguirem estabelecer o equilíbrio terão um importante vantagem competitiva agora e também no pós-crise.


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