Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Um dos desafios do líder de RH atualmente é saber gerir não apenas as pessoas, mas também se adaptar às novas tecnologias que, inclusive, são capazes de agregar valor ao seu trabalho.

Toda empresa, para crescer e alcançar o sucesso, precisa de uma gestão eficiente, além de uma equipe motivada e engajada com as causas da corporação.

Neste sentido, o papel do líder de RH impacta diretamente o cotidiano da empresa, uma vez que ele é uma espécie de pilastra que sustenta todos os demais colaboradores.

O gestor de recursos humanos tem diversas responsabilidades em seu dia a dia, desde controlar o ponto dos funcionários, avaliar desempenho da equipe, fazer pesquisas, gerenciar folha de pagamento, além de outras rotinas de seu departamento.

Afinal, qual o papel do líder de RH e seus impactos no dia-a-dia da empresa e como ele pode usufruir da tecnologia? Confira mais neste artigo exclusivo.

O papel do líder de RH, uma atuação estratégica.

Se existe um profissional que é visto como parceiro da empresa é o gestor de recursos humanos. Ele tem como missão contribuir para o crescimento do negócio, estabelecendo metas, conferindo, gerenciando pessoas, além de tantas outras tarefas.

Para isso, ele precisa não apenas estar alinhado com a missão da empresa, mas também ter sensibilidade para engajar pessoas. Porém, como as atividades do líder de RH vão além, como cumprir com tantas atividades ao mesmo tempo?

Bom, sem dúvida, uma das características imprescindíveis desse profissional é ser multitarefa. Acontece que, até mesmo alguém com muitas habilidades, precisa usufruir do uso da tecnologia para que o trabalho possa ocorrer com mais assertividade.

Hoje em dia é impossível imaginar uma grande empresa que não esteja passando pela transformação digital. Desde a utilização do e-mail, que hoje pode ser vista como algo simples e tradicional nas corporações, em um passado nem tão distante assim, era algo completamente inovador e que contribui até hoje para na rotina.

Muito mais agilidade para comunicar, repassar informações importantes e fazer o trabalho ter mais fluidez.

 

Transformação digital: como isso transforma diretamente o RH?

Não apenas o setor de RH, mas todos os outros precisaram, ao longo dos últimos anos, se adaptar à nova realidade. Internet, e-mail, smartphone, tablete, relógio de ponto com integração, folha de pagamento em softwares, aplicativos, entre tantas outras tecnologias.

No caso do líder de RH, não resta dúvida que toda essa transformação digital trouxe diversos benefícios, contribuindo positivamente para a rotina diária.

Porém, um dos papeis mais essenciais do líder de RH é lidar com pessoas. Neste sentido, principalmente quando se fala em grandes empresas, que geralmente contam em sua grade com pessoas mais experientes e com novos talentos.

Cabe ao líder de RH se adaptar a essas duas gerações tão diferentes, aplicando novas visões estratégicas para que todos tenham um mesmo engajamento e, desta forma, colaborar com a empresa.

Muitas das atividades realizadas pelo responsável do RH eram, até então, realizadas de forma burocrática, como o caderno de ponto, onde os funcionários precisavam assinar diariamente a sua entrada e saída da empresa, colocando o horário exato.

No final do mês, o responsável pelo RH tinha que fazer a conferência, verificar faltas, atrasos para contabilizar a folha.

Sem dúvida, um trabalho minucioso e que exigia muita atenção. Hoje, essa tarefa foi automatizada com desenvolvimento de software e o relógio de ponto com integração.

Muitas empresas e multinacionais já estão adaptadas com essa nova realidade, uma vez que a instalação é simples, oferecendo muitas vantagens para o líder de RH na hora de fechar o seu controle mensal.

O software, assim com o relógio de ponto, são homologado pelo Ministério do Trabalho e INMETRO, garantindo assim a eficiência idoneidade do programa.

São muitos os impactos positivos que a transformação digital trouxe para as empresas, permitindo um ambiente que estimula a participação, engajamento, pro-atividade e preocupação com as questões ambientais.

Porque não se trata apenas de otimizar tarefas, há também toda uma demanda de papeis que acabou ficou de lado com chegada dos software e programas como CRM.

Tarefas e funções do líder de RH

Recrutamento

Quando se fala em profissional de RH, as entrevistas de emprego é uma das atividades que mais lembram a função. E sim, essa tarefa também foi muito beneficiada com o uso de tecnologias, como currículo online, apresentação de portfolio e plataformas como Linkedin.

O líder precisa divulgar as vagas, selecionar currículos e entrevistar os profissionais. Depois de coletar todas as informações, deverá selecionar com base no perfil que a empresa precisa naquele momento.

Realizar capacitações

Outra tarefa do gestor de RH é planejar treinamentos, palestras e cursos com o objetivo de oferecer conhecimento para os colaboradores. Muitas vezes, o treinamento pode ser aplicado a distância, o que antigamente era algo totalmente inviável.

Ambiente corporativo

Para uma empresa crescer, ela precisa que os funcionários estejam motivados e alinhados com sua missão. Cabe ao líder de RH tentar manter um bom clima dentro da empresa, atuando na resolução de problemas, realizando reuniões emergenciais, evitando conflitos entre funcionários, entre outros.

Fazer o meio de campo entre executivos e colaboradores

Devido à rotina corrida da empresa, nem sempre os executivos conseguem ter contato com os colaboradores. A comunicação entre eles geralmente é feita através do responsável de RH, que tem como missão consultar os donos da empresa, notificar sobre novos procedimentos, mudanças na política, entre outros.

Como você pode ver, são muitas as atividades que cabem ao líder de RH, que vem experimentando novos desafios com o uso de tecnologias que facilitam o dia a dia.

São muitas responsabilidades que fazem parte da sua rotina, sendo um grande desafio o fato de precisar estar sempre alinhado com pessoas. E, como sabemos, tudo o que envolve o comportamento humano não se traduz em uma ciência exata.

É preciso conhecer sobre psicologia, administração, liderança, negócios, além de outras áreas importantes para que o trabalho esteja sempre em desenvolvimento.

A habilidade em atuar com essas novas tecnologias foi apenas mais uma das exigências que os profissionais de RH precisaram se adaptar. E, com certeza, eles estão se dando muito bem nesta importante missão.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

WhatsApp chat