Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Assim como acontece em diversas áreas do mundo dos negócios, os departamentos de RH também vêm apostando em inovações e aderindo a novas tecnologias na rotina de trabalho. Esse é um processo que faz todo sentido, pois, o resultado é bastante positivo e torna as tarefas operacionais mais simples, dinâmicas e eficientes. 

Foi neste contexto que surgiu o RH 5.0, que acompanha o movimento de transformação digital no RH e utiliza tecnologias para resolver as necessidades dos colaboradores. Um exemplo é o uso da  inteligência artificial para selecionar candidatos e ainda a inclusão de processos de automação para tornar as operações mais ágeis. 

No entanto, com tantas novidades, o profissional do amanhã precisa estar atento para atender às necessidades da organização ao mesmo tempo em que foca no bem-estar das pessoas. Continue a leitura e entenda o que é o RH 5.0 e como ele pode ajudá-lo a trazer melhores resultados no seu dia a dia.

O que é o RH 5.0?

Com o boom da pandemia em 2020, o departamento de recursos humanos assumiu um papel essencial na tomada de decisões estratégicas. Assim, a área que antes era vista como responsável principalmente por contratações e demissões ganhou destaque e passou a dar conta de temas ainda mais pertinentes à jornada dos funcionários.

Portanto, nesta versão 5.0, novos aspectos e características ganham prioridade na gestão de pessoas: 

  • Automação de processos

A automação é o ponto de partida para a transformação digital no RH, sobretudo quando falamos em atividades que são essencialmente burocráticas. Se a apuração de todos os dados do ponto eletrônico não for automatizada, por exemplo, esta atividade pode se tornar trabalhosa e detalhista. Então, como cumprir essa tarefa demanda tempo e esforço dos profissionais da área, eles podem acabar desmotivados pela rotina. 

Na versão 5.0, esse processo ocorre de forma automática. Assim, otimiza o uso do tempo, garante a segurança da informação e ainda reduz o risco de erros que podem acarretar prejuízos futuros. Nesse sentido, é muito importante contar com uma ferramenta de controle de frequência como o Velti Ponto. Nele, a biometria é coletada pelo celular e o ponto tem suas informações atualizadas em tempo real. 

Além disso, rotinas como atração e retenção de talentos também podem ser automatizadas para tornarem os processos seletivos mais ágeis. Hoje, existem várias ferramentas e plataformas que auxiliam neste processo. 

  • Atração de novos talentos

Com um mercado mais competitivo e profissionais cada vez mais ambiciosos, atrair os melhores talentos é uma das árduas tarefas da área de recursos humanos. Porém, o RH 5.0 está atento às mudanças e sabe que precisa observar algumas competências comportamentais que irão elevar os seus serviços a outro patamar. Sendo assim, o profissional 5.0 conta com a facilitação deste processo graças ao avanço de tecnologias como a inteligência artificial e people analytics.

E quando citamos habilidades comportamentais estamos falando das soft skills, que envolvem aptidões mentais, sociais e emocionais.  Segundo o relatório “Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial, algumas dessas habilidades humanas são consideradas determinantes para o sucesso profissional. Veja: 

  • Bem-estar e engajamento dos colaboradores

Como citamos acima, o mercado está cada vez mais competitivo e investindo em novas formas de atrair e reter os talentos mais capacitados. Então, o RH 5.0 precisa manter um bom clima organizacional e com alta produtividade para não apenas manter seus colaboradores engajados, mas também para colaborarem com um ambiente de trabalho saudável. 

Recursos como a gamificação, treinamentos on-line, atividades ao ar livre e entre outras ferramentas do RH 5.0 são apenas algumas possibilidades do amplo leque de ações que o departamento pode adotar para promover a manutenção da cultura organizacional. 


Com novas tecnologias surgindo a cada dia, o mercado exigirá cada vez mais que os profissionais de RH acompanhem os avanços em gestão de pessoas e que sejam capazes de utilizar recursos inovadores para potencializar os resultados da área de recursos humanos.  Com o RH 5.0, vimos que a inovação acontece de forma rápida e dinâmica. Do mesmo modo, é importante utilizar ferramentas que atendam as necessidades da organização enquanto otimizam a rotina de trabalho dos gestores de RH e os aproxima dos resultados esperados. 

Conheça o software de gestão de ponto Velti Ponto, solução que conta com relatórios personalizados de acordo com as informações que a sua gestão necessita para o momento. Entre em contato e saiba como incluir a transformação digital no seu RH.