Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Muitas empresas que estavam operando em regime remoto estão se preparando para retomar o trabalho presencial. Por isso, manter o ambiente seguro para os colaboradores é uma prioridade e o relógio de ponto também merece atenção.

O contato com superfícies contaminadas não é o principal meio de propagação da COVID-19, já que o contágio se dá, principalmente pelas gotículas liberadas pelo nariz e pela boca. Porém, um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, apontou que o vírus permanece ativo por algumas horas ou até dias, dependendo do tipo da superfície.

Então, no retorno às atividades presenciais, a higienização do ambiente, superfícies e objetos deve ser reforçada.

Veja a seguir um passo a passo para a assepsia correta do relógio biométrico da sua empresa:

  1. Primeiramente, use um tecido que não solte “fiozinhos”. Então, procure usar panos de microfibra, próprios para limpeza. Eles são ideais para esse fim, além de serem fáceis de ser encontrados.
  1. Tente sempre usar álcool isopropílico com concentração 70% ou álcool etanol com concentração 70%. Além disso, evite utilizar álcool em gel no aparelho, pois pode danificá-lo.
  2. Umedeça o pano de limpeza com uma pequena quantidade do álcool isopropílico. Depois, passe o pano suavemente em toda a superfície do relógio biométrico. Dê atenção especial para os locais que ficam em contato com a pele.
  3. Instrua seus colaboradores a lavar e secar bem as mãos antes e depois de fazer o registro do ponto.
  4. Certifique-se de que a higienização completa do equipamento seja realizada pelo menos duas vezes ao dia.

Outras dicas importantes:

  • Nunca borrife álcool ou qualquer outro produto de limpeza diretamente sobre o relógio de ponto ou outros dispositivos eletrônicos, mesmo que sejam resistentes à água;
  • Não utilize produtos abrasivos, como água sanitária, pois podem causar danos ou manchas;
  • Evite usar ar comprimido;
  • Evite molhar entradas de cabos ou USB;
  • Não pressione com força, nem esfregue o leitor biométrico ou a tela do aparelho.

Seguindo essas dicas, certamente o relógio de ponto da sua empresa estará seguro para utilização dos colaboradores e não terá a vida útil diminuída ou prejudicada.

O retorno ao trabalho presencial exigirá de todos os envolvidos mais consciência, atenção, autocuidado e cautela com os demais. As empresas serão cobradas para proporcionar um ambiente saudável e seguro.

Por isso observe os protocolos de prevenção recomendados, como manter o ambiente arejado, realizar a higienização e esterilização das estações de trabalho e fornecimento de máscaras e álcool gel para proteção individual. Além disso, faça as adaptações necessárias nas instalações físicas para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa. É aconselhável estabelecer instruções claras sobre como o colaborador deve proceder e a quem recorrer em caso de suspeita de COVID-19 no local de trabalho.

Tem mais alguns minutos?

Esse artigo sobre gestão de pessoas tem insights valiosos para ajudar os gestores nesse momento de retomada!