Muitas empresas que estavam operando em regime remoto estão se preparando para retomar o trabalho presencial. Por isso, manter o ambiente seguro para os colaboradores é uma prioridade e o relógio de ponto também merece atenção.
O contato com superfícies contaminadas não é o principal meio de propagação da COVID-19, já que o contágio se dá, principalmente pelas gotículas liberadas pelo nariz e pela boca. Porém, um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, apontou que o vírus permanece ativo por algumas horas ou até dias, dependendo do tipo da superfície.
Então, no retorno às atividades presenciais, a higienização do ambiente, superfícies e objetos deve ser reforçada.
Veja a seguir um passo a passo para a assepsia correta do relógio biométrico da sua empresa:
- Primeiramente, use um tecido que não solte “fiozinhos”. Então, procure usar panos de microfibra, próprios para limpeza. Eles são ideais para esse fim, além de serem fáceis de ser encontrados.
- Tente sempre usar álcool isopropílico com concentração 70% ou álcool etanol com concentração 70%. Além disso, evite utilizar álcool em gel no aparelho, pois pode danificá-lo.
- Umedeça o pano de limpeza com uma pequena quantidade do álcool isopropílico. Depois, passe o pano suavemente em toda a superfície do relógio biométrico. Dê atenção especial para os locais que ficam em contato com a pele.
- Instrua seus colaboradores a lavar e secar bem as mãos antes e depois de fazer o registro do ponto.
- Certifique-se de que a higienização completa do equipamento seja realizada pelo menos duas vezes ao dia.
Outras dicas importantes:
- Nunca borrife álcool ou qualquer outro produto de limpeza diretamente sobre o relógio de ponto ou outros dispositivos eletrônicos, mesmo que sejam resistentes à água;
- Não utilize produtos abrasivos, como água sanitária, pois podem causar danos ou manchas;
- Evite usar ar comprimido;
- Evite molhar entradas de cabos ou USB;
- Não pressione com força, nem esfregue o leitor biométrico ou a tela do aparelho.
Seguindo essas dicas, certamente o relógio de ponto da sua empresa estará seguro para utilização dos colaboradores e não terá a vida útil diminuída ou prejudicada.
O retorno ao trabalho presencial exigirá de todos os envolvidos mais consciência, atenção, autocuidado e cautela com os demais. As empresas serão cobradas para proporcionar um ambiente saudável e seguro.
Por isso observe os protocolos de prevenção recomendados, como manter o ambiente arejado, realizar a higienização e esterilização das estações de trabalho e fornecimento de máscaras e álcool gel para proteção individual. Além disso, faça as adaptações necessárias nas instalações físicas para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa. É aconselhável estabelecer instruções claras sobre como o colaborador deve proceder e a quem recorrer em caso de suspeita de COVID-19 no local de trabalho.
Tem mais alguns minutos?
Esse artigo sobre gestão de pessoas tem insights valiosos para ajudar os gestores nesse momento de retomada!