Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Uma empresa é composta por diversos profissionais, além dos que fazem parte da diretoria, certamente. Alguns dos que fazem parte de uma são, por exemplo, contadores, administradores, jornalistas, relações públicas, economistas, vendedores, gestores de recursos humanos, entre outros. Em suma, em meio a tantos funcionários assim, é fundamental, muitas vezes, que a marca estabeleça um sistema de controle de horários e de assiduidade. Uma solução nesse sentido é o relógio de ponto digital — ferramenta que pode ser aplicada ao ambiente de trabalho e que marca o horário de saída e de entrada dos colaboradores.

Se ainda não adotou essa solução em sua organização, continue a leitura e conheça cinco razões que vão lhe fazer mudar de ideia!

1. Melhora a gestão de recursos humanos

Um dos maiores desafios na gestão de recursos humanos é o pleno controle sobre os funcionários, como, por exemplo, o horário em que eles entram em exercício no trabalho e saem. Isso ocorre por diversos motivos, um deles é o fato de que os gestores de recursos humanos são, querendo ou não, pessoas que se ocupam o dia todo com outras tarefas, a exemplo de: treinamento de funcionários; seleção de novos profissionais; elaboração de folha de pagamento; etc.

Nesse contexto, a melhor solução para garantir o pleno controle dos horários de saída e entrada dos funcionários é contar com um relógio de ponto digital. Ele, além de garantir eficiência a essa atividade, melhora, de modo geral, a gestão de recursos humanos, uma vez que permite aos gestores conhecerem, muitas vezes de forma automática, o horário em que cada funcionário entra e sai da empresa.

Com esse conhecimento, eles podem propor soluções para melhorar a produtividade dos funcionários e chamar a atenção daqueles que não estão cumprindo o seu horário de trabalho.

2. Eliminação de custos com mão de obra

Como se sabe, um dos maiores custos de uma empresa é com a folha de pagamento. Nela, além de constar o salário dos trabalhadores, tem-se encargos trabalhistas, como INSS, FGTS, entre outros direitos garantidos pela lei ao trabalhador.

Então, ao contar com um relógio de ponto digital, você pode eliminar custos com mão de obra, uma vez que não é preciso contratar um profissional para ficar responsável pelo controle de horário dos funcionários, pois cada um marcará o seu ponto conforme o horário de chegada e saída.

Todavia, é preciso salientar que a sua empresa deve deixar claro para os funcionários a importância de bater o ponto no horário certo, tanto de saída como de entrada, pois, caso isso não seja feito, ela e eles poderão responder perante os órgãos de fiscalização do trabalho. Para isso, é preciso, se possível, estabelecer um curso de treinamento sobre como bater o ponto e em quais horários isso deve ser feito, considerando, certamente, a escala de horário da empresa.

Para saber mais sobre o controle de ponto digital, acesse nosso site: https://velti.com.br/loja/

3. Agilidade nos processos ou operações

Muitas vezes, ao utilizar um controle de entrada e saída de funcionários manual, ou seja, tradicional, a marca faz com que o funcionário percorra um longo caminho para assinar a folha de controle. Quem nunca, em pleno século XXI, passou por essa situação? Isso, além de ser desnecessário, do ponto de vista da eficiência, pode tornar os processos mais lentos, o que significa improdutivos.

Porém, ao fazer uso de um relógio de ponto digital, a marca pode colocar esse sistema em um local estratégico, onde todos os funcionários passem, obrigatoriamente, antes de se dirigirem para os seus ambientes de trabalho.

Geralmente, um local em que todos os funcionários passam antes de ir para os seus ambientes de trabalho é o refeitório ou o espaço onde eles guardam seus bens, como bolsa, mochila, entre outros itens. É um canto a se pensar para colocar o seu relógio de ponto digital. Mas isso, é claro, se se tratar de uma marca de pequeno ou médio porte. Para os casos de empresas de grande porte, talvez seja necessário instalar um relógio de ponto digital nos complexos departamentais.

Uma empresa de grande porte que podemos citar é a Coca Cola. Nela, com certeza, é preciso instalar mais de um relógio de ponto digital, para atender as demandas e fazer com que ela se torne mais eficiente e produtiva. Afinal, o tempo que o funcionário leva para assinar o ponto de controle de horário de entrada e saída influencia diretamente na produtividade empresarial.

4. Informações em tempo real

Alguns relógios de ponto digital permitem que tenha informação em tempo real, de maneira que assim possa exercer maior controle em relação ao horário de entrada e saída dos funcionários. Isso porque são sistemas que podem ser integrados a computadores, entre outros dispositivos de informática.

Assim, como já dissemos, caso observe que o funcionário “A” sempre chega com atraso, pode chamar a sua atenção e falar sobre a importância de chegar no horário certo, não só para cumprir o horário em que foi estabelecido no contrato de trabalho, mas também para manter a empresa produtiva e eficiente.

Afinal, caso o funcionário se atrase sempre, ele pode acumular trabalhos e, assim, tornar a empresa lenta, ineficiente e improdutiva.

5. Maior segurança no relógio de ponto

Um relógio de ponto digital garante, também, maior segurança em relação ao controle de entrada e saída dos funcionários. Em outras palavras, evita erros humanos, o que pode colocar a marca em risco — perante a fiscalização — e afetar o seu desenvolvimento.

Infelizmente, o controle de horário de entrada e saída dos funcionários (com papel) é uma prática que pode ser usada para beneficiar uns e outros funcionários, burlando assim a fiscalização por parte da empresa. Mas o relógio de ponto eletrônico pode resolver isso e, assim, fazer com que a marca se torne mais eficiente, correta e produtiva.

E então, o que achou do controle de ponto digital? Esperamos que tenha gostado da ideia e que implemente em sua empresa. Afinal, é, como vimos, uma ótima solução para quem busca manter a empresa nos trilhos, ou seja, correta, eficiente e produtiva.

Para saber mais sobre o nosso relógio de ponto digital, preencha agora mesmo o nosso formulário!

WhatsApp chat