Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Até pouco tempo atrás, tecnologias envolvendo reconhecimento facial eram exclusivas de filmes futuristas ou obras da imaginação. Mas essa possibilidade já bate à porta! Na gigante da informática Apple, por exemplo, o Face ID mapeia a face e a íris para liberar a tela dos modelos mais recentes de iPhone. Da mesma forma, a companhia aérea Gol trouxe o reconhecimento facial como opção para um check-in mais rápido e prático.

Graças aos avanços da tecnologia, a biometria facial também chegou para revolucionar mais uma vez o segmento do controle de ponto eletrônico. Quer entender melhor? Então leia este texto até o final!

Como funciona?

As feições humanas têm uma composição primária que nunca se altera, mesmo com o passar dos anos. A tecnologia de reconhecimento facial cria um mapa a partir do registro de algumas características específicas como as proporções do contorno facial e o formato das extremidades do rosto. Também é medida a distância entre os olhos, o tamanho da mandíbula, o comprimento do queixo, além de vários outros pontos nodais.

Então é possível reconhecer essas características em qualquer posição em que a pessoa se encontre!

Benefícios

Acompanhando essa evolução, a Velti passou a disponibilizar também o controle da jornada de trabalho por meio do reconhecimento facial. Listamos abaixo 5 motivos para aderir a essa tecnologia no sistema de controle de ponto da sua empresa.

Biossegurança 

Um dos assuntos mais debatidos atualmente é sobre retomar a rotina e, ao mesmo tempo, evitar a propagação da Covid-19. Nesse sentido, o controle de jornada por reconhecimento facial é uma boa saída, já que dispensa qualquer tipo de contato físico.

Máxima proteção

Um estudo publicado pelo National Institute for Standards and Technology (NIST) concluiu que os softwares poderiam superar até mesmo as habilidades humanas de reconhecimento facial. Então, como o um código é criado a partir de pelo menos 80 pontos faciais, essa tecnologia é considerada incrivelmente precisa e menos suscetível a falsificações. O sistema funciona até mesmo diante de alterações visuais como franja, chapéu, barba ou óculos.

Agilidade

São necessários poucos segundos para que o sistema escaneie a face e finalize o reconhecimento. Além disso, o cadastro inicial também pode ser feito pelo próprio funcionário, sem necessidade de intermediação.

Praticidade

Assim como acontece com outros sistemas que a Velti disponibiliza, o reconhecimento facial pode ser acompanhado em tempo real e de qualquer lugar. O sistema também pode ser integrado a outras ferramentas de gerenciamento de pessoas. Questões como essas facilitam a rotina dos gestores e do RH.

Adaptabilidade

Uma grande lição que 2020 trouxe aos indivíduos e às empresas foi a importância da adaptação. Isso porque vivemos grandes mudanças em um curto período de tempo. Quem conseguiu se ajustar primeiro, se saiu melhor! 

Então, o sistema de reconhecimento facial facilita a adaptação das empresas aos novos formatos de trabalho com segurança e acessibilidade. Seja ele remoto, híbrido ou apenas com distanciamento social.

Achou o conteúdo interessante? Em nosso site temos mais informações sobre soluções integradas para controle de ponto.

Se ainda sobrou alguma dúvida, entre em contato e vamos te ajudar!

Leia também: