Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

O relógio de ponto é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa para o controle interno. Seu principal objetivo é fazer um registro bem claro da jornada dos funcionários, o que é uma ótima forma de evitar problemas para ambos os lados.

Tanto os profissionais como a própria empresa dependem da confiabilidade desse sistema para garantir que seus direitos e suas obrigações serão cumpridas de maneira exemplar. Mas, falando de maneira mais específica, quais são os benefícios de um relógio de ponto?

O controle detalhado

Por conta deste objetivo primário, um dos principais benefícios dos relógios de ponto é o próprio controle.

O maior benefício do relógio de ponto é no momento de calcular horas mais delicadas, como as horas extras, e os encargos referentes a elas. Com esse recurso, não tem erro. As horas são contadas de maneira exata, e o cálculo será mais fácil e preciso.

A segurança para ambos os lados

Isso, evidentemente, tem benefícios para os funcionários que terão uma garantia bem maior de que serão pagos pelas horas que irão trabalhar.

Já para as empresas o relógio de ponto é uma forma de garantir que os funcionários estão trabalhando o número de horas exato. É uma precaução que pode se fazer necessária, mas muitas vezes é mais um sistema de redundância, afinal, espera-se dos funcionários que eles cumpram sua carga horária.

Além do aspecto financeiro, as horas extras e a carga horária, em geral, são um grande motivo para ações trabalhistas entre funcionários e empresas. A má-fé pode partir de ambos os lados, mas com o relógio de ponto ambos têm a confiabilidade de que as informações estarão corretas.

A facilidade no trabalho

Por ser um aspecto tão importante, o controle de horas certamente deve ser feito. O relógio é uma forma de fazer esse trabalho de maneira mais eficiente e rápida.

Especialmente micro e pequenas empresas têm o costume de fazer esse controle de forma bem manual, com um livro ou um caderno. Esse método, apesar de funcionar, apresenta diversas desvantagens especialmente quando considerado o tempo gasto para fazer a conferência das horas.

O trabalho é tão grande que muitas vezes pode ser necessário ter um funcionário empregado com esse objetivo.

O relógio de ponto é uma solução evidente para esse problema, já que automatiza grande parte do processo. Se for usado em combinação com um software de gestão de ponto esse recurso é ainda mais vantajoso.

O aspecto legal

Além de todos os benefícios práticos do uso do relógio de ponto, existe ainda a necessidade de cumprir as exigências da Lei. O Ministério do Trabalho e a CLT exigem que o relógio de ponto seja instalado em empresas que tenham mais de 10 funcionários, e este precisa ter uma série de especificações técnicas. Entre elas estão:

 

  • O relógio em tempo real com precisão mínima de um minuto por ano
  • Capacidade de armazenamento interno de registros de pontos por período máximo de 1440 horas, em casos de ausência de energia elétrica de alimentação
  • Um mostrador de horário
  • Recurso para impressão
  • Método para armazenamento permanente

 

Com isso, é preciso se atentar muito bem ao aparelho que será escolhido.

Por conta desses benefícios, o investimento em um relógio de ponto tem resultados muito positivos. As informações fornecidas pelo aparelho passam a ter muito mais confiabilidade, trazendo segurança para ambos os lados. O controle de carga horária é feito de maneira muito mais detalhada e, ao mesmo tempo, com menos trabalho.

Por isso, a Velti oferece uma combinação de um relógio de ponto completamente dentro das especificações legais e um sistema que facilitará ainda mais o trabalho. Para saber ainda mais sobre o produto, ou como adquirir um, preencha abaixo o formulário de contato.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]