Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

A dinâmica do trabalho já vem mudando há alguns anos em determinadas corporações. Algumas empresas, por exemplo, já possibilitavam o home office antes mesmo da pandemia do coronavírus. Já em outras, alguns colaboradores necessitam viajar constantemente a serviço. E mesmo com esses cenários, o registro de ponto ainda se faz fundamental. Porém, como realizá-lo quando o colaborador não está alocado fisicamente?

Segundo a MP nº 881, estabelecimentos com mais de 20 funcionários são obrigados a registrar o ponto de quem trabalha ali, seja para ajudar na questão da jornada de trabalho ou para a contabilização de horas extras, folgas ou férias. Para quem trabalha de forma presencial, o relógio ponto assume essa função, mas, para quem trabalha externamente, uma solução bastante prática pode resolver o problema: o ponto móvel.

Acompanhe o texto e entenda mais sobre ele!

O que é o ponto móvel e o que o caracteriza?

Como o próprio nome já diz, o ponto móvel é um modelo de controle de frequência que funciona de maneira remota. Basicamente, o colaborador precisa ter instalado em um dispositivo móvel, como o seu smartphone, um aplicativo que seja capaz de fazer o controle de ponto da sua jornada de trabalho. Outra opção é realizar o controle através de um sistema web, que disponibiliza a funcionalidade de marcação de ponto através de um navegador.

Com a mesma lógica dos demais tipos de registro de ponto, o ponto móvel exige que seja marcado o horário de entrada e saída, bem como a pausa para o almoço. E essa marcação é muito simples de ser feita, uma vez que só precisa utilizar o seu login e senha. Dessa forma, o que garante à empresa que é realmente o colaborador quem está realizando o registro.

É importante frisar que o ponto móvel deve atender às especificações da portaria nº 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, bater o ponto de maneira remota não significa que a pessoa não possa fazer isso de outras maneiras. Na verdade, essa prática é apenas uma das possibilidades existentes no mercado. O ideal é que a empresa tenha a flexibilidade de escolher um modelo híbrido e não ficar preso a somente uma tecnologia de marcação de ponto.

Outra questão muito pertinente quanto ao ponto móvel é a sua capacidade de salvar os registros em um sistema em nuvem. Assim, todos os dados estarão protegidos e são impedidos de sofrer qualquer tipo de manipulação.

Conheça o LinkRH, o ponto móvel da Velti

Pensando sempre em maneiras eficazes para as empresas, a Velti trabalha com diversos tipos de registros de ponto, desde os tradicionais relógios de ponto até os aplicativos e softwares desenvolvidos especificamente para essa função.

Com o LinkRH, a sua empresa pode ser beneficiada com uma praticidade incrível na hora do registro da jornada de trabalho dos colaboradores, principalmente se ela estiver em regime home office. Dentre as vantagens que ele traz à corporação, estão a integração total ao software Velti Ponto e o acompanhamento em tempo real das informações.

Caso você queira conhecer mais dessa nossa solução para descomplicar a sua gestão de ponto, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (41) 3019-3119. 

Leia também:

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.