Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Conforme os anos passam, a tecnologia se aprimora e novas soluções surgem para diversas áreas. No caso do RH, a pandemia do coronavírus popularizou o home office e, consequentemente, as maneiras remotas de implantar o ponto. Dentre os diferentes novos meios de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, encontra-se o ponto em nuvem.

No meio tecnológico, “nuvem” significa uma rede global de servidores conectados que guardam arquivos em ambiente virtual. Logo, esses documentos podem ser acessados de qualquer dispositivo e de qualquer parte do mundo. Hoje, vamos explicar 4 motivos para você implantar esse modelo em seu negócio e beneficiar ainda mais o seu dia a dia. Acompanhe!

Por que ter um sistema de ponto em nuvem?

O sistema de ponto em nuvem é considerado um dos grandes facilitadores das corporações atuais e consiste no controle da jornada de trabalho, da marcação remota do ponto e da comunicação online com relógios de ponto.  

Com registros automatizados, a solução visa otimizar não só a mobilidade do processo, mas também a precisão das informações. Afinal, cada pessoa está em um local diferente. Então, esse controle é fundamental para o fechamento da folha de pagamento, por exemplo. Veja alguns motivos:

1 – Implementação facilitada

Ao contrário de programas que precisam ser instalados em diversas etapas, a implementação desse sistema de ponto é muito mais prático por ser hospedado na nuvem. Além disso, o seu departamento de RH não vai precisar se dedicar por dias até aprender a operar o sistema, uma vez que ele é intuitivo.

2 – Redução de custos e economia 

O sistema em questão é bastante prático e pode ser acessado de vários dispositivos. Por isso, não é necessário ter uma infraestrutura com equipamentos ou todo um setor de TI. Além disso, o ponto em nuvem possibilita um acompanhamento preciso e em tempo real de todos os dados registrados, além de atualizações automáticas.

Outro ponto a ser destacado é que o menor esforço operacional por parte da equipe de RH, pois grande parte dos incidentes que podem ocorrer na utilização serão solucionados pela própria fornecedora. Ademais, com o pagamento correto dos colaboradores conforme as horas realmente efetivadas, gera-se uma economia financeira para a empresa.

3 – Segurança de dados

Equipamentos de diferentes portes estão sujeitos a falhas, comprometendo informações importantes da empresa. No entanto, com os dados armazenados em nuvem, um backup é sempre garantido. Assim, evitando esse tipo de estresse.

4 – Otimização da folha de pagamento

O sistema de ponto em nuvem possibilita um controle preciso da jornada de trabalho de cada colaborador. Dessa forma, os dados são facilmente acessados e otimizados na hora de fechar a folha de pagamento, já que também podem ser incorporados a esse sistema. Logo, um trabalho que levaria dias para ser finalizado, pode ser feito em poucas horas e de forma bem mais precisa.


A Velti é uma empresa especializada em softwares e equipamentos de gestão de ponto. Pensando sempre em aprimorar o seu serviço, desenvolveu soluções que descomplicam a gestão de ponto das empresas. Hoje a empresa oferece 3 sistemas em novem: o Velti Ponto, o VW Acesso e o Link RH.

Entre em contato e torne o seu RH mais estratégico e eficiente!

Leia também: