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É comum que os colaboradores enxerguem o controle de ponto como algo negativo. Muitas vezes apenas como uma forma da empresa fiscalizar seus funcionários, por exemplo. Mas a verdade é que essa prática traz mais transparência na relação entre trabalhador e empresa.

Do mesmo modo, além de garantir os direitos trabalhistas e auxiliar os departamentos de RH no controle da jornada, o controle de ponto também possui outras vantagens. A seguir, confira outros benefícios desta prática para a rotina de trabalho dos colaboradores e gestores!

Mais confiança na relação entre colaboradores e empresa

A gestão do ponto aumenta o índice de confiança na relação trabalhista e não se trata de apenas uma ferramenta de monitoramento, pois colaborador e empresa têm clareza das horas executadas. Nesse sentido, o controle de ponto funciona como uma via de mão dupla. Enquanto a empresa proporciona autonomia e flexibilidade para a rotina de trabalho, o funcionário retribui cumprindo as atividades estabelecidas dentro da carga horária. 

Ao criar esta relação de confiança, o registro torna-se parte da rotina de forma natural. Consequentemente, quando os colaboradores seguem à risca os horários estabelecidos, o trabalho dos departamentos de RH é mais ágil. Afinal, as mudanças na jornada de trabalho, solicitação de folgas e controle de horas extras podem ser feitas com mais rapidez.

Controle de horas extras

Trabalhar mais não significa trabalhar melhor, e o excesso de horas extras pode ser prejudicial tanto para empresa (aumentando seus custos) quanto para o colaborador (em aspectos de saúde física, social e familiar). Além disso, pode refletir em questões mais profundas sobre a jornada de trabalho do colaborador, como o tempo de execução de atividades e quantidade de metas estipuladas. 

O funcionário está levando mais tempo do que o necessário para cumprir suas demandas ou há um excesso de trabalho? A estimativa de esforço e grau de complexidade está proporcional às capacidades do colaborador? 

Com o registro correto e controle da jornada, é possível identificar estas situações. Dessa forma, fazer com que as horas excedentes não se tornem rotineiras e que as horas extras trabalhadas sejam computadas corretamente no sistema.

Análise de produtividade na rotina de trabalho

Como já mencionamos, a produtividade certamente não está relacionada à quantidade de horas que um colaborador fica na empresa. Porém, a gestão do ponto é um bom indicador para auxiliar na produtividade da equipe e dos trabalhos.

A partir dos dados coletados, é possível verificar as atividades críticas que exigem mais tempo investido pelo colaborador. Então, com o controle de ponto, o gestor pode alocar mais pessoas para as atividades que estão levando mais tempo para serem concluídas. Assim, os colaboradores não ficam sobrecarregados e isso evita as horas extras, citadas acima.

Já para o processo de melhoria contínua, a gestão de ponto auxilia na análise do previsto X realizado. Resumidamente, facilita a identificação de desvios nas estimativas iniciais das atividades e gera uma base de conhecimento para maior assertividade em projetos futuros. Dessa forma, dimensionando melhor custo, prazo e qualidade – variáveis importantes no dia a dia das empresas.

Mais autonomia e flexibilidade

Ao contrário do que muitos imaginam, controlar a jornada resulta em mais flexibilidade para os colaboradores e para os departamentos de RH. Afinal, o colaborador pode gerenciar sua jornada de trabalho conforme a política de horário. Por exemplo: acompanhando o seu banco de horas, compensações necessárias ou divergências que necessitam de tratamento. Consequentemente, torna-se possível utilizar estas horas conforme sua necessidade.

Além disso, a prática proporciona mais autonomia para a equipe. Afinal, os gestores e profissionais de RH têm informações disponíveis e alinhadas com os colaboradores. Portanto, registrar sua jornada de trabalho corretamente evita cobranças desnecessárias.


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