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Na maioria das empresas, é comum haver aquele funcionário que falta com frequência ou chega atrasado quase sempre. Também chamada de absenteísmo, essa prática de um ou de mais funcionários, pode indicar problemas tanto pessoais dos mesmos, como da própria empresa ou setor.

Com a ausência de empregados ou o não cumprimento da carga horária total semanal, as atividades e o andamento do negócio acabam prejudicados, o que indica a necessidade de avaliação sobre a periodicidade desses acontecimentos e o que está causando o absenteísmo.

Quando é o mesmo funcionário que falta ou chega atrasado com frequência, a tendência é que este esteja passando por algum problema pessoal. Já quando isso é recorrente na equipe, pode ser indício de um problema sério de organização, relacionamento entre os funcionários, remuneração, atividades morosas, chefia autoritária, trabalho em excesso ou em falta, entre outras motivações.

Através do diagnóstico desse problema, o setor de Recursos Humanos (RH) deve buscar entender a sua fonte e solucioná-lo a fim de evitar que novos absenteísmos aconteçam. Para isso, é preciso sempre ter um bom controle de ponto para avaliar o número de faltas, atrasos dos empregados, quais estão fazendo isso com mais frequência, quantidade de atestados médicos, cumprimento da carga horária corretamente etc.

Veja a seguir as principais dicas de como evitar esse problema tão recorrente:

Proporcione um bom clima organizacional

Um dos principais motivos que levam ao absenteísmo é um clima organizacional não saudável para os funcionários. Sem isso, manter uma produtividade, um engajamento e a vontade de trabalhar é quase impossível. A má gestão de pessoas provoca dificuldade de relacionamento, tanto com colegas de setor como com a chefia, o que desestimula o funcionário e o faz evitar o trabalho.

Para que esse problema não ocorra, o RH deve realizar pesquisas de clima com certa frequência, a fim de saber dos funcionários as suas opiniões sobre diversos assuntos voltados ao relacionamento organizacional.

Trabalhe a comunicação

A comunicação é um dos principais artifícios para um bom convívio dentro da empresa. Sem isso o surgimento de fofocas, desentendimentos ou falsas notícias e outros problemas podem acontecer. Por isso, invista em melhorar a comunicação, presencialmente, por e-mail ou com reuniões. As reuniões são importantes também para dar um feedback para a equipe e para o funcionário.

Tenha políticas de reconhecimento

O esforço de um funcionário para dar o seu melhor na empresa deve ser valorizado por seus gestores e pelo setor de RH. Sem um reconhecimento, a autoestima e a motivação vão por água abaixo. Por isso, procure criar políticas de reconhecimento para aqueles funcionários que se dedicaram bastante, ou que chegaram sempre no horário, que ajudaram os colegas etc. Isso estimula a presença e o bom trabalho do funcionário.

Controle de ponto

Além dessas ações para evitar o absenteísmo, é preciso contar com relógios de ponto eficazes para esse controle. De certa maneira, sem esse controle, essa prática pode se tornar ainda mais frequente. Por isso, implemente um relógio de ponto de fácil uso, que dê as informações exatas para o RH dos horários batidos, dos dados do funcionário, da sua carga horária etc. Além disso, o relógio é necessário para que a empresa esteja em dia com as normas trabalhistas e com a lei vigente de controle de ponto.

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