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A chegada de novos colaboradores é uma das etapas mais importantes do recrutamento e repleta de expectativa, tanto para o novo integrante do quadro de funcionários, quanto para a companhia. Esta etapa é conhecida como onboarding, e vai muito além da contratação.

Já conhecido entre os departamentos de RH, o onboarding é um processo de integração entre novos funcionários, equipe e empresa. Acontece para que o recém-chegado sinta-se à vontade para cumprir seu papel e começar – o quanto antes – a sentir-se parte da organização, conhecer seu clima e cultura organizacional e gerar os resultados esperados.

Mas, como funciona o onboarding no contexto atual? Devido à pandemia, aconteceram algumas mudanças nos modelos de trabalho, empresas precisaram se adaptar para o regime home office ou, mais recentemente, pelo modelo híbrido. Assim, o tour pelo local de trabalho – que incluía apresentações e atividades –  foi substituído por videochamadas com diferentes planos de fundo.

Neste texto, você confere como ocorre a integração de colaboradores tanto em expediente presencial quanto em home office, e as vantagens desse processo para a sua empresa. Continue a seguir. 

Onboarding presencial

Não existe uma única forma de realizar o onboarding presencial. As organizações estão cada vez mais dinâmicas, com diferentes ações que colaboram com o senso de pertencimento. No passado, novos colaboradores eram recepcionados com palestras; atualmente, os departamentos de RH estão se reinventando e contam com ferramentas, como a gamificação, para tornar as interações mais participativas para conectar o colaborador à cultura organizacional.

Presencialmente, tarefas referentes à rotina, como apresentação de equipes, funcionamento de setores e até como marcar no relógio de ponto, são reproduzidas por colegas que recebem o novo integrante.

Além disso, as atividades de integração evoluem junto ao conhecimento em recursos humanos. Com o RH 5.0, por exemplo, o foco está no bem-estar e no engajamento dos colaboradores no dia a dia de trabalho.

Onboarding digital (on-line)

No onboarding digital (on-line), o primeiro desafio dos departamentos de RH é fazer com que os recém-chegados sintam-se, de fato, parte da empresa. É a vez das videochamadas e recursos digitais para integrar as equipes após a contratação.

Com o home office, esse processo precisou inovar para trazer o acolhimento necessário para os novos colaboradores. Uma dica é deixar um canal de comunicação aberto entre os novatos e os colegas que já têm experiência dentro da companhia. Alguns exemplos são e-mails em grupo, aplicativos e trocas de mensagens e até mesmo apresentação on-line guiada em ferramentas utilizadas pelo corpo de funcionários.

A organização deve aproveitar os avanços tecnológicos no onboarding on-line para proporcionar uma imersão na cultura organizacional, inserindo novos contratados nas práticas do trabalho.

Vantagens do onboarding para a sua empresa 

O processo de integração é um ponto de partida para o colaborador se sentir parte da equipe e da organização. Pode ser um diferencial entre vestir a camisa ou, futuramente, procurar um novo emprego. Com aqueles que se integram à cultura da empresa logo na contratação, tudo torna-se mais ágil.

O profissional se sentirá à vontade para exercer sua função e entender o modelo de trabalho mais rapidamente. Dessa forma, ao abordar questões como a importância do controle de jornada desde o princípio, o novo integrante terá facilidade em criar sua rotina e colaborar com a produtividade do departamento de RH.

Em termos gerais, o onboarding é necessário para garantir que os novos colaboradores sejam bem recebidos e conheçam a história da empresa. Vale contar que, os resultados que a organização espera, são mais facilmente alcançados se seus colaboradores – sejam eles novatos ou não – se sentirem parte do coletivo.


Seja qual for o modelo de integração – presencial ou on-line -, o controle do ponto eletrônico é um dos aspectos a serem estabelecidos já no primeiro contato, de forma a demonstrar a importância da prática correta e por que deve ser feita.

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