Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Se tem algo que ninguém esperava em 2020 era uma pandemia. A Covid-19 chegou para relembrar a importância da habilidade de adaptação dos negócios diante a esse mundo frenético na qual estamos vivendo. Os times de Recrutamento & Seleção se viram diante da necessidade de conduzir 100% dos processos seletivos de forma remota. Mas você sabe mesmo como um processo de seleção remoto funciona? Hoje iremos trazer um guia para lhe ajudar a enfrentar esse novo desafio.

Aceite que a rotina é nova para você

Principalmente se você é um profissional de RH que nunca tinha experienciado a modalidade home office, aceite, antes de iniciar qualquer adaptação de um processo interno, que essa rotina é nova para você.

Por isso, você deve rever a forma como você trabalha para que consiga executar o seu papel com excelência.

Se antes você se reunia cara a cara com os gerentes para discutir abertura de novas vagas, hoje, o mais próximo que conseguirá chegar desta realidade é através de uma videoconferência.

Por isso, o primeiro passo é você readaptar a forma como você faz o seu trabalho diário para que não se sinta perdida(o) diante de tantas mudanças na sua rotina. Reveja os seus processos de comunicação com a equipe e com gerentes que você precisa definir abertura e fechamento de vagas.

Crie um plano para executar cada etapa do R&S

É bem provável que você divulgava as vagas de forma online e também recebia os currículos de forma digital. Porém, é possível que várias das outras etapas eram feitas de forma presencial. Crie um plano para cada etapa e apresente ao seu time esse novo formato de Recrutamento e Seleção.

É importante você relatar através de um documento oficial quais são os passos tomados neste novo processo de R&S durante a pandemia, quais as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas em cada etapa, qual será a forma de comunicação tanto com os candidatos quanto com os gerentes e outros membros da equipe para a decisão da contratação.

Para criar esse plano, você deve estar atento às inovações e tecnologias disponíveis e é sobre elas que vamos falar a seguir.

Plataforma de recrutamento

Essa talvez seja uma ótima oportunidade de justificar o investimento em plataformas tecnológicas voltadas ao recrutamento e seleção. Você sabia que existem sistemas que permitem que você faça a publicação da vaga, coleta de dados e triagem automática dos seus currículos? É o fim da era daquelas dezenas ou centenas de currículos tomando o seu tempo para serem analisados, um a um.

A inteligência de dados é capaz de fazer essa triagem de forma automática, através de poucos cliques e lhe oferecer um ranking totalmente valioso com os candidatos mais aderentes àquela vaga em específico.

Para isso, você pode utilizar os critérios de seleção de vaga e tem total flexibilidade para definir qual o perfil, nível de conhecimento técnico e soft skills que o candidato possui. Para a coleta de dados padrão dos candidatos é possível utilizar outra tecnologia que vem sendo muito bem aceita na área de Recrutamento e Seleção: a gamificação.

Vamos abordar rapidamente sobre o assunto para você entender melhor: na gamificação, o candidato é convidado a jogar um jogo onde o software coleta traços da sua personalidade e também entrega alguns ensinamentos sobre carreira profissional e também alguns valores da empresa. Ao final da jornada deste jogo, o software cria o seu perfil, entendendo seus comportamentos e habilidades não técnicas.

Agendamento de entrevistas de forma automática

Outro ponto que a tecnologia está facilitando muito a vida dos recrutadores e pode trazer muitos benefícios, principalmente em épocas de pandemia é o agendamento de entrevistas de forma automática.

O candidato acesso o link do calendário disponível para os dias e horários de entrevistas e escolhe o que melhor se encaixa na rotina dele. Os recrutadores receberão em suas agendas a confirmação da entrevista. Você pode colocar quantos entrevistadores preferir para que estejam presentes na entrevista.

Além disso, o sistema envia, também de forma automática, um link para que o candidato entre na sala de entrevista no dia e horário agendados. Você pode inclusive enviar um manual básico com instruções de como realizar essa entrevista, com dicas sobre testar a câmera, microfone e as caixas de som.

Sistema de videoconferência

A tecnologia está disponibilizando diversas ferramentas para entrevistas através de videoconferências. Se a sua empresa prefere aderir a entrevistas às cegas, por exemplo, onde você consegue apenas ouvir o candidato, é possível. Se o seu time prefere que tanto os candidatos quanto os recrutadores apareçam em vídeo, também é possível.

A flexibilidade que a videoconferência oferece é imensa. Você pode inclusive gravar as entrevistas de vídeo para rever e analisar com outros integrantes da equipe na hora de tomar uma decisão sobre o candidato final para preencher a vaga.

Tenha empatia e ofereça retorno sempre

Lembre-se que muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia e lidar com a ansiedade e a incerteza está sendo um momento difícil. A possibilidade de um novo emprego, uma nova vaga, um novo recomeço pode ser uma grande oportunidade na vida de cada candidato.

Por isso, a comunicação deve ser levada a séria. Defina uma metodologia para que você, seja pela plataforma de recrutamento ou por e-mail, consiga dar retorno a todos os candidatos que passaram por alguma etapa do processo seletivo na sua empresa.

Lembre-se que marca empregadora está em jogo desde a divulgação da vaga, passando pela aplicação, a comunicação durante o processo seletivo e processo de contratação e onboarding, mesmo que tudo seja de forma remota.

Gestão de colaboradores remotos

E, por falar em tecnologia, como o RH da sua empresa está fazendo a gestão dos colaboradores de forma remota quando o assunto é cartão ponto e solicitação de abono e justificativas?

Neste assunto, nós somos especialistas e podemos lhe ajudar. O nosso app e software LinkRH e LinkRH Gestor ajuda a conectar pessoas, facilitando a marcação de ponto e a comunicação entre os colaboradores o RH. Esse software utiliza o leitor biométrico do celular para marcação de ponto e isso é feito através da geolocalização do celular do funcionário e os funcionários podem solicitar abonos e ajustes pelo aplicativo.

Esse software oferece uma comunicação direta, transparente e prática, tudo através do celular. Quer conhecer mais sobre como esse software pode agregar o dia a dia remoto e mesmo pós-pandemia, traz muitas vantagens para a sua empresa e a área de RH? Acesse a página do nosso produto e, se houver qualquer dúvida, entre em contato direto através do nosso chat.