Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

As férias são muito esperadas pelos colaboradores. Seja um estagiário ou executivo de alto escalão, as leis trabalhistas asseguram férias de, pelo menos, uma vez no ano. E uma das missões dos departamentos de RH é garantir que esse período de descanso seja feito em um momento propício não apenas para o colaborador — mas também para a empresa.

Organização é a palavra-chave para auxiliar na eficiência da gestão de equipes durante esse intervalo, de forma que não resulte em colaboradores sobrecarregados e setores em colapso. Neste sentido, a gestão de férias tem como principal objetivo tornar esse processo mais ágil e facilitar a vida — e a rotina de trabalho — de todos os envolvidos.

O que diz a lei?

É importante entender quais são os direitos dos funcionários, para que, assim, seja possível assegurá-los de forma integral, sem causar passivos trabalhistas por falta de informações. De acordo com o artigo 129 da CLT, todo empregado tem direito a um período de férias de 30 dias após 12 meses de vigência do seu contrato de trabalho, sem causar prejuízos na remuneração do colaborador e com possibilidade de redução proporcional em casos de ausências não justificadas.

A partir da Reforma Trabalhista, é possível que o período de férias seja dividido em 3 momentos, com duração mínima de 5 dias corridos em algum dos períodos para ser considerado férias. A reforma também exige que um deles tenha, no mínimo, 14 dias corridos. Mas, vale dizer que o fracionamento das férias não é obrigatório.

Com as mudanças, ficou ainda mais urgente a necessidade de organização da área de gestão de pessoas. Administrar as equipes para que, com eventuais ausências, o setor não seja prejudicado.

Sendo assim, sugerimos 5 práticas que auxiliam na gestão de férias e contribuem para um planejamento mais eficiente:

  • Política de férias

É importante que os departamentos de RH adotem uma política de férias com os melhores — ou piores — períodos para concessão do direito, de acordo com as necessidades e o planejamento estratégico da organização. Essa política deve ser informada de maneira clara a todos, para que não haja mal entendidos.

  • Diálogo

Comunicação é a chave para organizar o processo. Os colaboradores também devem se organizar e manter o diálogo com seus colegas, incluindo-os nos seus planos de férias. Ao comunicar com antecedência, os gestores terão mais recursos para planejar as ações internas e realizar a gestão de equipes – se necessário – de forma mais ordenada.

  • Controle do ponto eletrônico

O registro de jornada também serve como base para o cálculo de férias, já que faltas não justificadas ou registros de jornada feitos de forma equivocada podem resultar em descontos proporcionais no período de descanso, ao mesmo tempo em que também evita passivos trabalhistas.

  • Incentive as férias

Um dos pontos de atenção para o setor de RH são as situações em que a empresa fica “devendo” as férias. Colaboradores que ocupam altos cargos, por exemplo, podem encontrar dificuldades devido à importância da sua posição na empresa. Por isso, é importante incentivar que este colaborador goze do seu período de férias.

  • Histórico

Ter o registro das férias que cada colaborador já tirou, torna a gestão mais eficiente.Atualmente, já existem softwares como o VeltiPontoLinkRH, que otimizam etapas como cálculo de férias proporcionais, automatizam dados sobre o controle do ponto eletrônico e permitem visualizar as informações do colaborador de forma rápida e simples.


As práticas citadas tornam o processo de gestão de férias mais assertivo e evitam que funcionários e/ou responsáveis por setores sejam pegos de surpresa. Assim, os setores de RH são responsáveis pelo gerenciamento dos períodos de descanso dos colaboradores.

Melhores resultados podem ser alcançados nesse planejamento, se o setor tiver como apoio uma ferramenta capaz de centralizar informações e dados em um só local. Conheça as soluções da Velti para tornar o período de férias e gestão de equipes mais simples para sua empresa.

Olá, parceiro!

Estamos passando por uma reestruturação da nossa base de clientes e evoluindo nossos processos internos para melhor atender você.

Por isso, informamos que a partir de agora, todo o faturamento da TIVEL SISTEMAS passa a acontecer na VELTI SISTEMAS LTDA.

O que vai acontecer na prática?

Com essa mudança, todos os boletos e notas fiscais que você receberá a partir do mês de outubro/21 serão emitidos pelo CNPJ 05.734.665/0001-42 - VELTI SISTEMAS LTDA.

Para dúvidas, contate nosso time financeiro através do e-mail financeiro@velti.com.br ou pelo telefone (41) 3019-3119.

Agradecemos desde já.

Um abraço,
Time Velti.