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Engajar os colaboradores é um dos principais desafios enfrentados pelos departamentos de RH. Afinal, o engajamento é necessário em várias etapas de uma empresa, seja no onboarding de novos funcionários ou até para incentivar o registro correto do ponto eletrônico. Portanto, é preciso que o RH adote estratégias que estimulem os profissionais a se sentirem mais envolvidos no processo.

Para isso, há diversos métodos — tradicionais ou não — sendo aplicados atualmente. Um bom exemplo é a gamificação, cuja ideia é inserir elementos comuns a jogos nas mais diversas atividades no âmbito empresarial. Então, que tal aplicar esta metodologia no seu negócio para trazer resultados positivos e até tornar as atividades dos colaboradores mais divertidas? Continue a leitura para saber mais.

O que é gamificação?

A familiaridade com os games é uma das grandes vantagens de adotar a gamificação na sua empresa. Pois, com certeza, você já jogou ou conhece pessoas que jogam, seja qual for o meio: tabuleiro, videogames, brincadeiras infantis ou até mesmo esportes. 

Portanto, utilizar essas dinâmicas que incentivam a competitividade entre os colaboradores é uma forma de engajá-los em torno de um ou mais objetivos da empresa. Dessa forma, os departamentos de RH promovem a estratégia como algo divertido a ser feito. Ao mesmo tempo, os trabalhadores podem se sentir motivados para alcançar as metas propostas.

Vamos supor que o seu negócio está tendo problemas com os colaboradores na marcação do ponto, por exemplo. Nesse caso, você pode criar um desafio com regras estabelecidas e recompensas para aqueles que registrarem o ponto eletrônico corretamente. Assim, você incentiva as equipes a cumprirem a atividade e traz resultados positivos para a empresa. Como, por exemplo, evitar ações trabalhistas por horas extras não registradas. 

E é claro que incluir mecanismos que tornem as tarefas mais prazerosas é uma forma de envolver os funcionários para realizar o que está sendo proposto. Mas não se trata apenas disso. Afinal, a gamificação também possui outras vantagens para o seu negócio. Confira a seguir.

Por que adotar a gamificação na sua empresa?

1. Desenvolvimento profissional 

Aplicar a gamificação em treinamentos corporativos torna o processo de aprendizado sobretudo mais fluido e dinâmico. Como resultado, diminui o peso da obrigação pela realização do treinamento e torna-o mais atrativo. 

Vamos supor que a empresa disponibilizou um curso on-line com 5 módulos. Com a gamificação, cada módulo concluído equivaleria a subir uma fase do jogo. Assim, ao final de cada etapa, o colaborador ganha um prêmio de reconhecimento e compartilha a vitória com sua equipe.

Dessa forma, ao estar motivado, a aprendizagem torna-se mais proveitosa e o trabalhador se sente incentivado a realizar mais capacitações. Logo, ampliando seus conhecimentos, a prática também gera ganhos na produtividade e desperta o sentimento de vitória, que veremos a seguir.

2. Mais produtividade e sensação de conquista

Por incentivar a competitividade de forma saudável, a gamificação transforma o que seria apenas uma tarefa rotineira em um desafio a ser conquistado. Assim, faz a prática ter mais adesão pelos colaboradores. 

Além disso, ao ampliar a prática para treinamentos corporativos, suas equipes tornam-se mais produtivas. Pois, uma vez que os colaboradores estão motivados e buscando aprimorar suas habilidades, eles conseguirão produzir mais e melhor.

3. Retenção e reconhecimento de talentos

As atividades de gamificação possibilitam avaliar o desempenho dos colaboradores nas atividades propostas. Ou seja, pode ser uma forma de reconhecer os talentos da empresa, já que torna mais fácil detectar qualidades que não eram percebidas em outros momentos.

Do mesmo modo, os próprios profissionais observam que a corporação valoriza os trabalhadores através das recompensas conquistadas. Em outras palavras, a gamificação contribui para o desenvolvimento individual de cada funcionário e, consequentemente, pode aumentar a retenção de talentos.

Já pensou em ter um ranking com o nome desses profissionais? Pode ser uma ação simples para reconhecer e divulgar para toda a empresa, tornando a gamificação parte do dia a dia.


Como vimos, a gamificação pode ser uma estratégia poderosa para os departamentos de RH alcançarem seus objetivos. Tanto para o cumprimento de determinada meta quanto para registrar o ponto corretamente. Portanto, ao incluir elementos que divertem os colaboradores, a prática é melhor vista e sua adesão acontece de forma mais dinâmica.  

Utilize os relatórios gerados automaticamente pelo software de gestão de ponto Velti Ponto para montar sua estratégia de gamificação. Como resultado, veja como incluir a transformação digital na sua empresa resulta em estratégias mais eficientes e motivadoras para seus colaboradores.