Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Além de ser útil para mostrar os horários de saída e entrada dos funcionários, a folha de ponto é ideal para quem quer ter um maior controle do que acontece em sua empresa, podendo contabilizar as horas extras a serem pagas, os períodos de intervalo e todos o tempo que o trabalhador despende em suas dependências.

Ainda assim, registrar as jornadas dos empregados não é tão simples. Muitos empreendedores, especialmente os mais novatos no mercado, ficam um tanto quanto perdidos a respeito do modelo que devem seguir para a folha e, na maioria das vezes, acabam recorrendo a arquivos pouco confiáveis que estão na internet e não foram desenvolvidos por organizações responsáveis e especialistas no assunto.

Pensando nisso, a Velti pensou em uma solução eficaz para o seu problema e para garantir que essa ferramenta continue sendo utilizada na hora de verificar o seu funcionário, e estar em dia com a lei. Entenda:

Por que devo ter uma folha de ponto?

Como dito anteriormente, a folha de ponto é um registro que comprova os horários do trabalhador, incluindo, até mesmo, as pausas para as refeições. Sendo assim, independentemente de ser manual, mecânica ou digital, é obrigatório que essa prática administrativa seja realizada, a fim de contribuir na manutenção de uma maior organização e fiscalização.

Sustentada pelo direito trabalhista, essa ferramenta atrela duas funções, a obrigatoriedade e a segurança, uma vez que ela protege os direitos dos contratantes e dos funcionários, respaldando, principalmente, o dono da companhia em casos de processos. Tendo isso em mente, não há como manter um empregado sem considerar a hipótese de ter, simultaneamente, um ponto que ele assine com periodicidade.

A folha de ponto é obrigatória?

Uma dúvida comum em relação à folha de ponto é no que diz a sua obrigatoriedade. De acordo com a Lei, a folha de ponto é obrigatória para empresas que tenham pelo menos 10 funcionários contratados. Porém, como vimos acima, ela é recomendada mesmo em casos que não é obrigação, por conta da segurança para ambos os lados.

Outra obrigação legal referente ao horário dos colaboradores é para empresas que têm uma jornada fixa. Neste caso, é preciso que o quadro de horas esteja exibido em um local explícito, inclusive com a discriminação dos profissionais que tem um horário diferenciado, como um segurança noturno.

Quem faz a folha de ponto?

Já em relação à responsabilidade sobre a folha de ponto, ela cabe ao trabalhador. A obrigação da empresa é verificar que a ficha está sendo preenchida corretamente. Quanto a forma que isso é feito, existe a opção digital ou manual, sendo que a primeira é mais conveniente.

As formas como as horas são preenchidas na folha são variadas. Elas podem ser escritas à mão, impressas, computadorizadas, através de certos dispositivos como a biometria, e diversos outros. A única estipulação é que o empregado deve ser capaz de comprovar cada movimentação.

Um cuidado que as empresas devem ter é para não permitir uma opção que possa ser facilmente modificada por ambas as partes. Por isso, a folha de ponto digital é a mais recomendada, pois é a mais difícil de ser alterada.

Como preencher corretamente a folha de ponto?

Por fim, antes de seguir para o download da folha de ponto, é importante saber como fazer o preenchimento da maneira correta. É preciso ter as seguintes informações para fazer a folha de ponto:

  • Hora de entrada durante a manhã;
  • Hora de saída durante a manhã;
  • Hora de entrada durante a tarde;
  • Hora de saída;
  • Início da hora extra, se houver.

Estas informações são importantes, pois, o funcionário que trabalha 8 horas por dia, deve ter um intervalo de pelo menos uma hora entre a saída no período da manhã e a entrada no período da tarde. Normalmente, este intervalo é 3 horas após o início da jornada de trabalho. No caso de quem trabalha apenas 6 horas por dia, este intervalo pode ser de 15 minutos.

Também é importante colocar de forma definitiva as informações sobre as horas extras. O funcionário não pode superar o limite de duas horas extras por dia, o que significa que é preciso que estas informações estejam bem claras na folha. Caso o funcionário supere esse limite, a empresa pode até mesmo receber multas.

Ao final do período em questão, antes do fechamento das horas, a empresa deve fornecer a folha para o próprio colaborador, de modo que ele possa verificar se existe algum erro na mesma. Se ela estiver correta, o profissional assina e fecha os recebimentos no mês seguinte.

Ter o cuidado com a folha de ponto é uma forma de proteger ambos os lados. A empresa garante que tem uma forma de lidar com atrasos e faltas, garantindo a assiduidade dos profissionais. Já os colaboradores têm uma forma de comprovar a sua jornada, garantindo que seus direitos são respeitados.

Por que a Velti pode me ajudar?

A empresa Velti é responsável pelo desenvolvimento do software e do relógio de ponto integrados, garantindo ao cliente uma fácil instalação e eliminando as configurações difíceis de serem realizadas.

Homologada pelo Ministério do Trabalho e pelo INMETRO, ela possui mais de 6.000 companhias em seu catálogo de contratantes, incluindo o próprio Ministério e outras organizações de renome como a Kopenhagen e a Drogarias Pacheco.

Com uma reputação como essa, a Velti entende que você não está em um estágio no qual precise de um relógio de ponto e está tudo bem em optar por utilizar a folha nesse primeiro momento. Por isso, ao se colocar no lugar do empresário que decidiu escolher uma forma de controle mais simples, ela desenvolveu um documento gratuito em Excel, para que você possa utilizar sem preocupações e com praticidade.

Baixe agora mesmo o nosso modelo e aplique na sua empresa. Ainda assim, caso o relógio seja um planejamento futuro, não deixe de acessar a nossa loja e conhecer o que temos a te oferecer.

Baixe agora mesmo o nosso modelo e aplique na sua empresa. Ainda assim, caso o relógio seja um planejamento futuro, não deixe de acessar a nossa loja e conhecer o que temos a te oferecer.

Preencha o formulário abaixo e faça o download da planilha folha de ponto gratuitamente.

 

WhatsApp chat