Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Sigla para Governança Ambiental, Social e Corporativa (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance) ESG é uma estratégia para levar os impactos das empresas além dos seus resultados financeiros. Em outras palavras, tem como objetivo inserir práticas mais sustentáveis nas organizações, seja no âmbito social, ambiental e/ou administrativo.

Antes mesmo da pandemia, esse movimento já se fortalecia, visto que a sociedade está cada vez mais atenta ao comportamento corporativo. Adotar a agenda ESG é uma maneira das empresas se posicionarem sobre os temas em questão. A partir da transformação digital, a inclusão de recursos tecnológicos nas práticas empresariais também contribui para o propósito.

A seguir, leia a importância dos departamentos de RH para desenvolver o conceito ESG nas companhias e como a tecnologia pode ser uma forte aliada nessa implementação.

RH e ESG: o que tem a ver?

Engana-se quem pensa que o setor de recursos humanos pode atuar apenas na esfera social de uma empresa. Além de proporcionar um ambiente de desenvolvimento para os colaboradores, é essencial estar a par das mudanças e tendências para guiar as práticas ESG na organização.

Levando em conta que o RH é uma das áreas estratégicas dos negócios, sua atuação deve acompanhar o movimento dos demais setores da companhia, a fim de garantir que o discurso esteja alinhado com as práticas, reverbere pela organização e impacte positivamente a sociedade.

É neste ponto que a transformação digital aproxima o seu negócio dos objetivos ESG, ao utilizar a tecnologia neste processo.

Tecnologia como aliada

Há uma variedade de recursos tecnológicos que podem auxiliar uma gestão a alcançar seus objetivos e impulsionar as práticas ESG nas organizações. A Velti, por exemplo, conta com soluções que otimizam o trabalho dos profissionais de RH com atividades automatizadas, ao mesmo tempo em que contribuem para a sustentabilidade da empresa. Confira a seguir:

  • Gestão integrada ao meio-ambiente

Com a informação acessível sobre o controle de ponto, é possível acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real, cálculo de horas extras etc, a partir de qualquer dispositivo. Além de tornar o trabalho do departamento de RH mais ágil, também colabora com o meio ambiente, já que o software dispensa o uso de papéis para o desenvolvimento das atividades. 

  • Proteção aos dados 

A LGPD é o reflexo da necessidade de preservar informações pessoais e chama a atenção das empresas para o tema. O controle de acesso e dados em nuvem, por exemplo, permitem automatizar tarefas que envolvem a fiscalização de frequência. Ao mesmo tempo contribuem com a segurança das informações, já que as mantêm em servidores que não necessitam de infraestrutura local para funcionar – reduzindo também o consumo de energia elétrica.

  • Automação de processos 

Um dos benefícios da transformação digital é a possibilidade de automatizar processos burocráticos. Sua vantagem vai além da praticidade no dia a dia, sentida pelos profissionais de RH. A automação do controle de ponto permite que a área de gestão de pessoas atue de forma ainda mais ativa, focando em estratégias que colaborem com a sustentabilidade da empresa.


Há cada vez mais interesse da sociedade para que as práticas ESG sejam implementadas nas organizações. Para além do seu diferencial competitivo, este é um chamado para as corporações olharem com mais atenção para os impactos que seus produtos e serviços geram no mundo.

Os caminhos para a sustentabilidade podem ser apoiados por novas ferramentas, que não apenas colaboram com departamentos de RH mais produtivos, como também auxiliam a tornar as ações de ESG realidade nas empresas.

Conheça a solução integrada da Velti e veja como o software para controle de ponto pode impactar na transformação digital do seu negócio.

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.