Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Com a rotina cada vez mais corrida, nos manter atualizados está se tornando inegavelmente mais difícil. Ao passo em que o tempo está cada vez mais escasso, a quantidade de informações, livros, cursos, estudos e notícias disponíveis, por outro lado, não pára de crescer. Então parece impossível consumir tanto conteúdo, cumprir as obrigações do dia a dia e ainda ter um tempo de descanso e lazer. 

Mas temos boas notícias! Pois há formas de aprender algo novo durante o tempo de descanso ou enquanto desempenha alguma outra atividade, como deslocar-se até o trabalho ou praticando um exercício físico. Bons exemplos para este fim são os filmes e podcasts.

Os filmes nos colocam em contato com diferentes realidades e culturas. Dessa forma, através deles é possível refletir sobre situações, pessoas e comportamentos. Já o formato em áudio dos podcasts permite acessar a informação em qualquer lugar e hora. Eles podem, inclusive, tornar o deslocamento até o trabalho, por exemplo, um momento muito mais proveitoso. 

Então, veja a seguir uma lista de filmes e podcasts que selecionamos especialmente para os profissionais de RH terem a chance de unir o útil ao agradável: descansar e aprender ao mesmo tempo.

  • Moneyball (O homem que mudou o jogo); 2011

Identificar os pontos fortes de cada indivíduo e, por consequência extrair todo o potencial deles em prol do sucesso da equipe parece ser o sonho de todo gestor de RH. E este é o ponto central da sinopse do filme Moneyball, disponível na Netflix e no Amazon Prime.

Inspirado em fatos reais, o filme conta como Billy Beane — gerente de um time de beisebol — desenvolveu um sistema de avaliação para identificar as melhores características de cada atleta. Ele, então, tira o máximo proveito delas. Além de ser uma  história envolvente, é também um ótimo estudo de caso, pois mostra como uma boa gestão de pessoas pode ser transformadora.

  • Um senhor estagiário; 2015

Cansado da monotonia da aposentadoria e disposto a se reinventar, o viúvo septuagenário Ben Whittaker entra em um programa de estágio de uma empresa de moda super descolada. A diferença de idade entre ele, sua gestora e colegas logo se torna um de seus primeiros desafios. 

O filme rende boas risadas e também mostra o poder da liderança inspiradora, além da importância da diversidade e da empatia em ambientes profissionais. Dessa forma, serve como uma boa reflexão sobre aproveitar as oportunidades. Disponível na Netflix.

  • Bee Movie: a história de uma abelha, 2007

Berry B. Benson acabou de se formar, mas quer da sua vida e da sua profissão muito mais do que o que está reservado para ele dentro da colméia onde nasceu e cresceu. Assim, ele entra para o Ases de Pólen, uma espécie de “força aérea” das abelhas.

A animação traz uma bonita e divertida reflexão sobre quebrar paradigmas e encontrar um propósito na carreira profissional. Pode ser vista na Netflix e no Amazon Prime.

  •     HR.Rocks

Com o mesmo nome do eventos de RH estratégico do qual se originou, esse podcast reúne as entrevistas realizadas nas edições de 2018 a 2020 do evento promovido pela Qulture Rocks e pela Revista Exame. 

Os episódios mais curtos tem apenas cinco minutos e os mais longos, podem chegar a uma hora de duração. Neles, gestores de empresas como Nubank, 99 e OLX falam sobre gestão de carreira e inovações no RH, bem como recrutamento e motivação.

Os programas estão disponíveis no Spotify.

  • HBR Ideacast

Produzido pela Harvard Business Review, com editoria de Alison Beard e Curt Nickisch, esse podcast traz entrevistas e ensaios com gestores, pesquisadores, professores e profissionais influentes.

Os programas são variados e sempre trazem temas que estão em voga nas discussões do mercado. Por exemplo, equidade de gênero no ambiente de trabalho, flexibilidade em tempos de crise e transformação digital. Os episódios estão disponíveis ApplePodcasts, Google Podcasts e Spotify e são em inglês — uma oportunidade também para melhorar a fluência nesse idioma.

Leia também: