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A Reforma Trabalhista está em vigor desde novembro de 2017, fato que modificou bastante a relação entre o empregado e o empregador. Com a Lei 13.429/2017, as empresas têm a opção de contratar terceiros para realizar as atividades-fim. 

Porém, como saber se uma terceirização não vai trazer problemas futuros? Para responder a essa pergunta, reunimos algumas informações para você analisar na hora de contratar uma terceirizada. Veja abaixo.

O que é a terceirização?

A terceirização pode ser definida como a transferência de atividades de uma empresa para outra. Com isso, tem-se em voga a empresa que contrata (tomadora de serviços) e a que é contratada (prestadora de serviços). Sendo assim, o trabalhador não presta contas com a tomadora, mas sim com a prestadora.

Mas mesmo com esse panorama, algumas práticas podem ser consideradas como vínculo empregatício. Como a permanência do trabalhador na empresa em horário fixo preestabelecido, por exemplo. Veja o que diz a segundo a Consolidação das Leis do Trabalho:

Art. 2º – Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. 

Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Cuidados para não errar na terceirização

Todos os empreendedores sabem que o custo com os funcionários representa boa parte de seu orçamento. Porém, aumentar demais a terceirização pode ser um risco. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar questionamentos.

Abaixo, confira 4 fatores essenciais para você não erre na hora de terceirizar um serviço. Dessa forma, tanto sua empresa quanto o trabalhador estarão em sintonia.

1 – Preze pela qualidade

Antes de qualquer coisa, verifique se a empresa ou o profissional que você irá contratar tem qualificação para a função. Uma ideia é buscar por referências de outras que já tenham contratado aquele serviço anteriormente.

2 – Faça um contrato

A relação contratual é primordial entre as duas empresas. Mesmo assim, ela acaba sendo esquecida por muitas delas. Por isso, não esqueça de elaborar um documento de caráter preventivo. Ele deve conter os seguintes pontos:

  • Especificação do serviço prestado;
  • Prazos e processos para a realização;
  • Valores acordados.

3 – Fique de olho na recontratação 

A readmissão de ex-colaboradores CLT como PJ é algo bastante considerado por algumas empresas. Mas deve seguir algumas regras. A principal é que ela só pode acontecer depois de 18 meses do desligamento. O mesmo vale para as pessoas jurídicas que já tenham prestado serviços à contratante.

4 – Supervisione e fiscalize o serviço 

O controle de ponto dos terceirizados é função da empresa prestadora de serviços. Mas a tomadora também pode responder judicialmente. Pois, se a terceirizada não cumprir com as obrigações acordadas, quem passa a responder é a contratante.

Por isso, a empresa que contratou os serviços não pode cobrar o horário do profissional terceirizado. No entanto, ela deve fiscalizar se a prestadora está fazendo o controle correto. Ou seja, a contratada é quem deve prestar conta para a tomadora sobre banco de horas ou horas extras, por exemplo.

Além disso, também pode ocorrer de se terceirizar toda uma equipe. Isso é comum com times da segurança e da limpeza, por exemplo. Nesses casos, a contratada deve providenciar a marcação de ponto no local de trabalho.

Afinal, cada relógio de ponto pode ser usado apenas por funcionários que estão sob o mesmo CNPJ. Ou seja, para que o terceirizado bata o seu ponto corretamente, o controle deve ser feito separado dos demais colaboradores. 


O controle de ponto eletrônico atende às necessidades legais e é a melhor solução para o controle da jornada dos terceirizados. Para isso, conheça as soluções práticas da Velti em gerenciamento de ponto para o seu negócio, seja por meio de softwares ou relógio de ponto. Visite o site e preencha o formulário para conversar com um especialista e conhecer a solução ideal para a gestão de ponto da sua empresa!