Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Com a publicação da Lei da Liberdade Econômica em 2019, houve uma alteração do § 2º do artigo 74 da CLT. Assim, a obrigatoriedade de controlar a jornada de trabalho passou a valer apenas para empresas com mais de 20 colaboradores. No entanto, obter essa organização é fundamental para a saúde de qualquer negócio.

A seguir, veja alguns motivos para pequenas empresas adotarem o controle de ponto e como isso proporciona mais segurança para você e seus colaboradores.

1.  Reduzir problemas com leis trabalhistas

Mesmo com a não obrigatoriedade do registro, o controle de ponto eletrônico é importante para evitar problemas com as leis trabalhistas. Afinal, descumprimento de horário e pagamentos equivocados de horas extras são apenas algumas das situações que podem ocasionar ações na justiça.

Então, por meio de relatórios gerados por meio de softwares, como o Velti Ponto, é possível ter informações precisas sobre a carga horária trabalhada por cada colaborador. Importante estar atento às determinações da Portaria 1510 para que o registro seja feito corretamente.

2.  Garantir mais transparência e credibilidade

Seja qual for a forma escolhida para registrar o horário de início e fim da jornada dos colaboradores, é importante que o método adotado seja confiável, transparente e assegure que suas informações não sejam adulteradas.

A gestão manual da folha, por exemplo, é um método que pode sofrer alterações e gerar desconfiança na equipe. Assim, criando uma percepção negativa da empresa e refletindo inclusive na produtividade de seus funcionários.

3.  Mensurar indicadores de produtividade

Mais importante do que o cumprimento da jornada de trabalho, o controle de ponto também permite mensurar o desempenho profissional e identificar melhorias para tornar seu trabalho mais eficiente. Em outras palavras, possibilita analisar fatores que impactam a produtividade de forma positiva ou negativa, tanto da equipe quanto de cada colaborador individualmente.

Além disso, também torna possível extrair informações valiosas sobre o desenvolvimento de atividades extras e se o tempo dedicado às tarefas está valendo a pena.

4.  Evitar erros

Neste sentido, a automatização de processos gera ganhos que vão além da economia de tempo na elaboração de relatórios. Com um software especializado, os gestores não precisam se preocupar com erros de cálculos de horas e lidar com problemas de atrasos, que geram uma situação de estresse aos envolvidos.

Com o Velti Ponto, é possível gerar relatórios a partir de informações integradas ao ERP e personalizados de acordo com a sua necessidade. Como resultado, essas informações completas podem gerar insights para o seu negócio, além da praticidade da instalação única e acesso 100% web.

Qual o melhor relógio de ponto para pequenas empresas?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois é preciso considerar alguns fatores antes de escolher o Registrador Eletrônico de Ponto (REP) ideal para a sua empresa. Os principais são a quantidade de funcionários, a praticidade de cada sistema e a segurança contra fraudes.

Se você ainda está em dúvida sobre a ferramenta ideal para o seu modelo de negócio, confira o artigo Relógio ponto ou aplicativo: qual é a melhor escolha? ou entre em contato com a Velti.