Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Vamos imaginar a seguinte rotina: um indivíduo que estuda de manhã, trabalha à tarde e, ainda arruma um tempo à noite para se exercitar em uma academia de musculação. Três ambientes totalmente distintos. Mas há algo em comum entre eles: seja na faculdade, na empresa em que trabalha ou na academia, há um sistema de controle de acesso. Eles se tornaram tão corriqueiros que, para nós, passam despercebidos. Mas, para os empreendimentos, eles representam simplesmente uma necessidade.

A importância do controle de acesso

O controle de acesso pode ser tratado sob diversas perspectivas. O principal viés, claro, gira em torno da segurança: é preciso proteger o patrimônio empresarial e a própria integridade dos colaboradores, monitorando a entrada e saída de pessoas. O que no passado era feito integralmente pela gestão humana, agora possui a tecnologia como protagonista, garantindo muito mais eficiência e praticidade.

Portanto, o controle de acesso pode ser definido como um sistema que padroniza o acesso a um determinado ambiente e limita a entrada de pessoas não-autorizadas. Este controle pode ser feito em vários níveis, desde a entrada de um local até seus acessos internos, que, por uma série de razões, podem ser restringidos a poucas pessoas.

Exemplos de tecnologias de controle de acesso

  • Catracas: uma espécie de “portão” que permite a passagem de um único indivíduo por vez. Muito comum em recepções;
  • Cancelas: controlam a entrada e saída de veículos;
  • Biometria: o controle é feito através das digitais de pessoas previamente cadastradas;
  • Senha: uma identificação mais prática, demandando apenas o dígito de uma senha de acesso;
  • Reconhecimento facial: restritas a ambientes de alta segurança, reconhecem o indivíduo através da expressão facial.

Software de gestão de acesso

Um monitoramento efetivo depende de um trabalho conjunto com um software de gestão de acesso. É a partir dele que será feito o cadastro e controle de funcionários, visitantes e prestadores de serviço com políticas de acesso pré-estabelecidas.

Não obstante, um bom software também oferece insights valiosos em relação à entrada e saída de pessoas. É possível, por exemplo, receber relatórios que ajudam a conhecer a demanda, os horários de pico, entre outras informações vivas. Também há facilidade neste tipo de gestão, já que o acesso é 100% web.

Integração de controle de acesso e ponto eletrônico

As empresas também se beneficiam da integração da tecnologia do controle de acesso, como o relógio de ponto biométrico, usado para contabilizar o horário de trabalho dos colaboradores.

A integração do acesso e do ponto faz com que as empresas realizem o cadastro da biometria de seus colaboradores, o que, entre outros benefícios, traz um importante ganho: a eliminação de fraudes, os chamados funcionários fantasmas, que batem o ponto e não completam o expediente.

Além disso, a integração possibilita que a empresa possa regular de maneira mais assertiva a jornada de trabalho do colaborador, sem que haja imprevisto com o pagamento excessivo de horas extras no fim do mês.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

 

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.