Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Apesar de ambos serem essenciais em um negócio, ainda é comum que os setores de contabilidade e Recursos Humanos (RH) trabalhem de forma independente. No entanto, quando as duas equipes atuam em parceria, elas podem se tornar mais produtivas e coesas. Afinal, os dados gerados por uma podem complementar os da outra. 

Então, por um lado, todas as atividades de gestão de pessoas impactam a contabilidade da empresa. Por outro, este setor pode oferecer mais condições para o RH ter um melhor aproveitamento de sua rotina. Assim, beneficiando o processo de crescimento do negócio. Como resultado, essa integração garante uma estratégia maior à empresa, como explicamos neste outro artigo

São muitas as atividades e processos em que o setor contábil e o RH podem trabalhar em conjunto para o crescimento das empresas. Por isso, é importante que os dois departamentos andem de mãos dadas. A seguir, confira alguns exemplos que comprovam a importância dessa combinação.

Tomada de decisões relacionadas ao negócio

O contador tem um papel de suma importância nos processos de contratação e de demissão. Afinal, são inúmeros os lançamentos que precisam ser feitos nestes momentos. Por isso, depois que o RH realiza o recrutamento, fica a cargo da Contabilidade calcular os valores de benefícios do futuro colaborador, bem como os impostos exigidos para pagamento sobre a contratação. O mesmo deve ocorrer no processo de demissão. Mas para que o acerto seja feito dentro da lei, o RH deve passar todas as informações corretas à contabilidade.

Além disso, também é de responsabilidade desse setor calcular as folhas de pagamento (incluindo adicionais noturnos e horas extras). Tendo como base, sobretudo, a análise da performance em horas de cada profissional. E isso pode ser facilitado por meio do LinkRH, um aplicativo de marcação e gestão de ponto no celular desenvolvido para atender empresas de qualquer segmento e tamanho. 

Com essas informações, o RH tem condições de avaliar se os esforços empregados estão trazendo resultados ou se é necessário alterar estratégias, como mudar turnos ou contratar novas pessoas. Logo, todos esses movimentos auxiliam bastante na tomada de decisões da empresa. E, a partir dos números, é possível observar se algo não está de acordo com a lei trabalhista. Prevenindo, portanto, uma ação judicial. 

Presença da multidisciplinaridade

Muitas áreas profissionais foram se modificando ao longo do tempo. E o mesmo aconteceu com a contábil. O meio de campo é feito pelas tecnologias digitais, como softwares de integração, informações na nuvem, dispositivos integrados e outros recursos que tornam a relação da contabilidade no RH possível. 

Fora isso, com a necessidade da compreensão dos novos pontos que envolvem a Reforma Trabalhista ou as normas para aposentadoria, o pessoal de RH pode consultar a área de contabilidade para sanar algumas dúvidas. Dessa forma, o contador passa a ser um braço direito do setor de pessoas, auxiliando-o na compreensão de novas práticas físicas e legais (como as sancionadas durante a pandemia da Covid-19) e garantindo a ascensão da empresa como um todo.


A Velti é uma empresa focada em simplificar e facilitar a gestão de RH de uma empresa. Você gostaria que um especialista em Gestão de Ponto realizasse uma avaliação da integração da sua contabilidade com seu RH? Então preencha nosso formulário de contato e nós ligaremos para esclarecer as suas dúvidas.