Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Depois de vários dias em casa, muitos negócios estão voltando à ativa, solicitando os funcionários de forma presencial. Se esse também é o caso da sua organização em específico, fique sabendo que este artigo foi feito pensando em te ajudar em todo esse processo.

Afinal de contas, após muito tempo parado é provável que não seja algo tão simples preparar toda a sua equipe para a volta ao trabalho.

O que fazer para que os colaboradores sejam produtivos e se sintam seguros e acolhidos tendo que sair de casa todos os dias? Ao longo do conteúdo você encontrará 4 dicas incríveis que com certeza irão te auxiliar bastante com essa nova fase da empresa. Tenha uma ótima leitura!

1. Apresente as novas medidas de segurança

Para começar, é fundamental explicar detalhadamente aos colaboradores quais são as novas medidas de segurança interna adotadas pela empresa com o objetivo de garantir que todos fiquem a salvos.

Alguns exemplos são: medir a temperatura de cada colaborador no início do expediente, manter regras de isolamento dentro de todo o complexo organizacional, explicar como será o funcionamento do restaurante e de outras áreas de uso comum, e assim por diante.

Tudo isso, é claro, varia de empresa para empresa, de acordo com o tamanho e a quantidade de funcionários. Sendo assim, em primeiro lugar é preciso definir quais serão essas medidas e depois apresentá-las aos colaboradores pelo menos alguns dias antes da volta ao trabalho.

2. Determine objetivos claros e alcançáveis

Por mais que a definição de objetivos sempre esteve presente no negócio, neste momento de volta ao trabalho faz toda a diferença estipular metas claras, sucintas e alcançáveis em curto prazo. Isso contribuirá para que o colaborador entenda quais são as pequenas conquistas em curto prazo e, assim, volte aos poucos a produzir como antes.

Você precisa ter em mente que depois de tanto tempo parado, trabalhando em casa ou com a carga horária reduzida, as pessoas não voltarão com o gás todo. Por isso, estipular metas grandes e em longo prazo logo no começo não é uma boa escolha, muito pelo contrário.

3. Planeje reuniões diárias

Se a empresa ainda não estiver muito certa de como as coisas irão acontecer no dia a dia com a volta ao trabalho dos colaboradores, a dica é planejar reuniões diárias ou a cada dois dias, por exemplo, antes do expediente com o intuito de explicar as atividades que precisam ser colocadas em prática naquele momento.

Além de ajudar a empresa a retomar o ritmo, essas reuniões também contribuirão para que os funcionários fiquem mais unidos e voltem a pensar na companhia como um todo.

4. Faça avaliações periódicas

Para finalizar, ao seguir as três dicas anteriores e voltar à ativa com a sua empresa e os seus colaboradores, não deixe de fazer algumas avaliações periódicas, a fim de entender se as coisas estão de fato funcionando ou se será melhor mudar alguns aspectos para deixar a rotina mais eficaz e produtiva.

Lembre-se sempre de que é um período de adaptação e, com isso, avaliar constantemente é fundamental para fazer com que a organização retome o ritmo de antes e alcance todos os objetivos esperados.

O que achou de todas essas dicas de como preparar sua equipe para a volta ao trabalho? Tem mais alguma sugestão em mente? Então deixe aqui nos comentários para que outras pessoas possam vê-la.