Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Seja por falta de conhecimento ou por receio da sua carga horária estar sendo monitorada, incentivar o registro correto do ponto pode ser um desafio tanto para os gestores quanto para os colaboradores. Afinal, na aquisição de um novo sistema, é comum que surjam dúvidas sobre o assunto. Além disso, pode até gerar certa desconfiança, o que dificulta ainda mais o processo de mudança. 

É neste momento que as demais lideranças em conjunto com os departamentos de RH podem atuar. Juntos, eles são capazes de estabelecer estratégias para reforçar a importância da marcação correta para seus colaboradores.

A seguir, trouxemos dicas para incentivar as equipes e como o registro correto pode beneficiar sua empresa e seus funcionários, além de colaborar com um ambiente de trabalho mais produtivo.

Explique a importância 

Nenhum novo processo tem adesão 100% de imediato. E, por mais que o registro de ponto seja um benefício para o trabalhador, pode acontecer de alguns colaboradores apresentarem resistência e não adotarem a prática no primeiro momento por não entenderem a sua importância. Colaboradores mais antigos, por exemplo, podem não entender sua necessidade e enxergar a prática como uma “fiscalização” do seu trabalho.

Neste momento, os departamentos de RH e suas lideranças devem reforçar a importância da prática para ambos os lados. Além de auxiliar na saúde financeira da sua empresa, resguarda os direitos dos colaboradores. Ainda proporciona benefícios para a gestão de tempo das equipes e resultados para os funcionários de forma individual, o que nos leva para o tópico a seguir.

Aborde os benefícios do registro

Ainda que seja obrigatório, abordar as vantagens torna a prática mais atraente para os funcionários. Por isso, é importante que a comunicação traga informações dos benefícios e como os colaboradores podem usufruí-los no ambiente de trabalho.

Transparência do banco de horas e acompanhamento das horas extras são apenas algumas das vantagens que podem ser abordadas. Se a sua empresa utiliza um sistema de ponto por aplicativo, por exemplo, destaque a facilidade para registrar o ponto. Informações mais acessíveis são um caminho para incluir o registro na rotina das equipes.

Adote um sistema prático

Se registrar o ponto corretamente já é um desafio por si só, utilizar um sistema complexo pode afastar ainda mais os colaboradores do seu objetivo. 

O software de gestão de ponto LinkRH, por exemplo, utiliza um sistema integrado e de multiplataforma para tornar o processo mais simples. Assim, o colaborador pode escolher a melhor forma para registrar seu ponto e acessar as informações das horas trabalhadas de maneira acessível e prática.

Crie um programa de recompensas

Sistemas de recompensas podem ser bastante atrativos para os colaboradores. A gamificação, por exemplo, é uma forma de transformar a prática em um “jogo”. Como resultado, incentiva uma competição saudável no ambiente de trabalho para recompensar os funcionários que registrarem o ponto corretamente. 

A retribuição pode envolver prêmios físicos ou benefícios para serem utilizados no ambiente de trabalho. Por exemplo, um dia de folga ou um feriado prolongado. As premiações podem acontecer mensalmente ou de acordo com a necessidade encontrada pelos departamentos de RH.


Além dos benefícios que o registro correto do ponto traz para os colaboradores e para a empresa, adotar sistemas que tornem o processo mais simples é fundamental para que a prática seja incorporada na rotina das equipes. Afinal, sistemas complexos podem ter o efeito contrário e causar mais dúvidas ao invés de solucionar o problema.

Conheça as soluções da Velti e descubra como facilitar a rotina de controle de ponto dos seus colaboradores e tornar o trabalho do RH mais produtivo.