Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Atualmente, os relógios de ponto são uma tecnologia necessária para registrar o movimento de entrada e saída de funcionários de uma empresa. Para além disso, o registro de horários visa manter a organização de pessoal e servir como respaldo em situações de processos trabalhistas.

Algo que impede esse controle é o surgimento de novas formas de fraude, a fim de burlar o sistema. Infelizmente elas são muito comuns. Por isso, é muito importante investir em bons equipamentos e manter a fiscalização em dia. Além disso, optar pelo produto certo também pode ser crucial para o andamento correto das transações e registros.

Saiba mais sobre esse recurso existente nos registros de ponto e como evitar fraudes nesse sistema.

A evolução dos registros de ponto

De início, a folha de papel já serviu como ferramenta para o registro dos horários da jornada do trabalhador. Infelizmente, a fácil manipulação da escrita possibilitou uma série de fraudes e tornou essa forma não muito confiável entre as empresas.

Assim, conforme a evolução da tecnologia e as necessidades de um equipamento que oferecesse maior confiança para o empregador, novos modelos surgiram. Os mais comuns no mercado são os sistema de cartões e biométrico.

Qual é o melhor relógio de ponto

Hoje, o nosso produto, Onix, une o que há de melhor em apenas um equipamento. O relógio de ponto possui fácil instalação e não necessita ser configurado. O software perfeitamente integrado ao equipamento já foi homologado pelo Ministério do Trabalho e também assegurado pelo INMETRO.

Clique aqui e veja mais sobre o nosso produto!

Como impedir as fraudes

As fraudes são muito comuns e é preciso que a empresa estabeleça e deixe bem claro que isso é inaceitável. Tenha uma política de ação para essas ocasiões e deixe os seus funcionários cientes disso. Nos sistemas que permitirem, crie senhas individuais, com diversidade de caracteres para dificultar o compartilhamento.

Cada tipo de registro apresenta vantagem para o empregador, o ponto eletrônico, por exemplo, torna viável utilização de GPS e registro onde o funcionário estiver. A biometria também pode ser muito útil, por ser uma leitura individual de digitais ou retina.

Além disso, é bom investir em fiscalização e sempre que possível avaliar o andamento das entradas e saídas na rotina dos trabalhadores. São medidas simples que podem trazer melhoria no comportamento dos funcionários.

O contexto atual

Por mais que a tecnologia avance a favor da boa organização, sempre há o surgimento de novos meios fraudulentos. No portal G1 há uma notícia de fraude em relógio de ponto biométrico, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, situação na qual uma médica do SAMU usava dedos de silicone para fraudar os pontos de seus colegas.

O que resta ao empregador é investir no que há de melhor no mercado e tomar as providências necessárias para fiscalizar e punir aqueles que cometam fraudes em seus registros. Então, na hora de escolher um relógio de ponto de qualidade e confiança, não esqueça do nosso produto Onix.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? CLIQUE AQUI, preencha o formulário de contato e garanta já esta tecnologia para o seu negócio!

 

WhatsApp chat