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As pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa. Os funcionários e colaboradores carregam conhecimento, habilidades, competências e experiências que, reunidas e colocadas em prática, formam o poder produtivo da organização. 

Contudo, o ser humano é extremamente complexo. Teorias de comportamento humano organizacional defendem que um único indivíduo tem diversas dimensões – social, histórica, ambiental, familiar, cultural e etc. Todas elas interferem na maneira como ele conduz a sua vida e o seu trabalho. 

Por isso, o grande desafio das empresas, independentemente do tamanho, é buscar meios de influenciar positivamente o comportamento dos colaboradores. Com isso, motivá-los a agir em prol de um objetivo comum.

O poder do engajamento 

Antes de mais nada, o engajamento é uma condição mental positiva que gera a sensação de realização e de disponibilidade para fazer alguma ação. Portanto, colaboradores motivados respondem melhor às exigências das suas atividades. Como consequência, eles vêem propósito no seu trabalho e identificam-se com ele. 

Ao conquistar resultados positivos para a organização, a pessoa engajada assume esse resultado também como uma conquista pessoal. Dessa forma, experimenta sensações de bem-estar e entusiasmo em relação ao seu trabalho.

O engajamento é definido por três aspectos principais: energia, envolvimento e eficácia. Isso significa que um funcionário motivado terá mais concentração, inspiração, criatividade, disposição e capacidade de resolver problemas. Além disso, terá mais propensão para colaborar com colegas, contribuindo para a saúde de todo o ambiente organizacional.

Por isso, podemos dizer que empresas que se esforçam genuinamente para promover boas práticas de motivação e engajamento não obtém apenas resultados organizacionais melhores. Do mesmo modo, elas cooperam para a saúde física e mental dos indivíduos e de toda a sociedade.

Três dicas para engajar e manter colaboradores motivados

Reunimos a seguir algumas sugestões para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores. Confira!

  • Capacitação

Promova a capacitação, treinamento e atualização dos funcionários. Isso porque colaboradores bem preparados se sentem mais seguros no exercício de suas tarefas. Como resultado, eles se tornam mais proativos na resolução de problemas e mais produtivos. Além disso, entender que a empresa se preocupa com o aprendizado e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos gera neles a sensação de pertencimento e de responsabilidade.

  • Cuide do clima organizacional

Os trabalhadores passam, pelo menos, um terço de seu dia no local de trabalho. Inevitavelmente, acabam convivendo com pessoas de diferentes origens e culturas. Isso pode gerar atritos e tornar o ambiente insalubre. Por isso, é importante que os gestores das equipes e as empresas como um todo ajam ativamente. Então, crie e promova ações de acolhimento à diversidade e que estimulem a comunicação, o respeito e a troca de experiências.

  • Reconhecimento

Reconhecer e recompensar a contribuição de cada um para os resultados da empresa é uma das melhores maneiras de envolver e manter os colaboradores motivados. Esse reconhecimento pode ser tanto financeiro — por meio de remuneração justa, premiações e bonificações —, quanto técnico e comportamental — por meio de promoções, feedbacks e condecorações. 

Estabelecer planos de desenvolvimento de pessoas é uma ótima maneira de implantar sistemas de reconhecimento abrangentes que contemplam os aspectos financeiros, técnicos e comportamentais do colaborador em uma dinâmica de reciprocidade. Quer saber mais sobre esse tema? Neste artigo explicamos como criar e implantar planos efetivos.

Para finalizar, é importante ressaltar que, como tudo que se refere à pessoas, as individualidades, complexidades e sutilezas de cada ser humano devem ser consideradas. Portanto, não se pode esperar resultados sempre iguais, já que alguns funcionários podem ser mais receptivos às medidas sugeridas do que outros.

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