Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

As pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa. Os funcionários e colaboradores carregam conhecimento, habilidades, competências e experiências que, reunidas e colocadas em prática, formam o poder produtivo da organização. 

Contudo, o ser humano é extremamente complexo. Teorias de comportamento humano organizacional defendem que um único indivíduo tem diversas dimensões – social, histórica, ambiental, familiar, cultural e etc. Todas elas interferem na maneira como ele conduz a sua vida e o seu trabalho. 

Por isso, o grande desafio das empresas, independentemente do tamanho, é buscar meios de influenciar positivamente o comportamento dos colaboradores. Com isso, motivá-los a agir em prol de um objetivo comum.

O poder do engajamento 

Antes de mais nada, o engajamento é uma condição mental positiva que gera a sensação de realização e de disponibilidade para fazer alguma ação. Portanto, colaboradores motivados respondem melhor às exigências das suas atividades. Como consequência, eles vêem propósito no seu trabalho e identificam-se com ele. 

Ao conquistar resultados positivos para a organização, a pessoa engajada assume esse resultado também como uma conquista pessoal. Dessa forma, experimenta sensações de bem-estar e entusiasmo em relação ao seu trabalho.

O engajamento é definido por três aspectos principais: energia, envolvimento e eficácia. Isso significa que um funcionário motivado terá mais concentração, inspiração, criatividade, disposição e capacidade de resolver problemas. Além disso, terá mais propensão para colaborar com colegas, contribuindo para a saúde de todo o ambiente organizacional.

Por isso, podemos dizer que empresas que se esforçam genuinamente para promover boas práticas de motivação e engajamento não obtém apenas resultados organizacionais melhores. Do mesmo modo, elas cooperam para a saúde física e mental dos indivíduos e de toda a sociedade.

Três dicas para engajar e manter colaboradores motivados

Reunimos a seguir algumas sugestões para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores. Confira!

  • Capacitação

Promova a capacitação, treinamento e atualização dos funcionários. Isso porque colaboradores bem preparados se sentem mais seguros no exercício de suas tarefas. Como resultado, eles se tornam mais proativos na resolução de problemas e mais produtivos. Além disso, entender que a empresa se preocupa com o aprendizado e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos gera neles a sensação de pertencimento e de responsabilidade.

  • Cuide do clima organizacional

Os trabalhadores passam, pelo menos, um terço de seu dia no local de trabalho. Inevitavelmente, acabam convivendo com pessoas de diferentes origens e culturas. Isso pode gerar atritos e tornar o ambiente insalubre. Por isso, é importante que os gestores das equipes e as empresas como um todo ajam ativamente. Então, crie e promova ações de acolhimento à diversidade e que estimulem a comunicação, o respeito e a troca de experiências.

  • Reconhecimento

Reconhecer e recompensar a contribuição de cada um para os resultados da empresa é uma das melhores maneiras de envolver e manter os colaboradores motivados. Esse reconhecimento pode ser tanto financeiro — por meio de remuneração justa, premiações e bonificações —, quanto técnico e comportamental — por meio de promoções, feedbacks e condecorações. 

Estabelecer planos de desenvolvimento de pessoas é uma ótima maneira de implantar sistemas de reconhecimento abrangentes que contemplam os aspectos financeiros, técnicos e comportamentais do colaborador em uma dinâmica de reciprocidade. Quer saber mais sobre esse tema? Neste artigo explicamos como criar e implantar planos efetivos.

Para finalizar, é importante ressaltar que, como tudo que se refere à pessoas, as individualidades, complexidades e sutilezas de cada ser humano devem ser consideradas. Portanto, não se pode esperar resultados sempre iguais, já que alguns funcionários podem ser mais receptivos às medidas sugeridas do que outros.

Leia também:

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.