Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Ao contrário do que muitos esperavam, a virada do ano não trouxe a normalidade para a vida das pessoas. Então, com a curva dos casos de Covid-19 aumentando novamente, muitas empresas optaram por manter o home office entre seus colaboradores, uma vez que o isolamento social ainda precisa ser praticado. 

No entanto, diante de tantas pesquisas realizadas ao longo de 2020 que compilaram dados sobre a realidade dessa modalidade de trabalho, permanece a preocupação de como fazer as coisas funcionarem da melhor maneira possível por mais algum tempo.  

Então, para você entender sobre com o que estamos lidando, selecionamos algumas informações importantes dos principais levantamentos: 

Diante desses fatos, separamos 4 dicas para começar 2021 trabalhando do jeito certo e mantendo a produtividade dos seus colaboradores. Acompanhe! 

1 – Crie uma agenda de tarefas diárias 

Antes de qualquer coisa, mapeie todas as atividades que seus colaboradores precisam realizar no dia. Para isso, o gestor pode sugerir que sejam determinados horários específicos para promover reuniões, por exemplo. Além disso, criar períodos de descanso faz com que o trabalho de todos renda mais. Por isso, não se esqueça de procurar manter o bem-estar de todos. 

2 – Estabeleça prazos 

A autonomia é uma das vantagens que se ganha ao praticar o home office – porém, ser multitarefas nem sempre é o melhor caminho. Então, para não correr o risco dos colaboradores comecem diversas atividades e não terminem nenhuma, estabeleça prazos claros para que as tarefas sejam concluídas.  

3 – Defina a jornada de trabalho 

A jornada do trabalho em home office deve seguir a mesma do trabalho presencial. Logo, estimule a criação de uma rotina para que todos encarem o seu dia com mais seriedade. Além disso, ter à sua disposição um aplicativo capaz de fazer a gestão de ponto a partir de qualquer dispositivo, como o Velti Ponto, traz ainda mais segurança para que ninguém acabe acidentalmente aumentando sua carga horária. 

4 – Faça uso de ferramentas de gestão de tempo 

Atualmente, existem no mercado diversas ferramentas capazes de ajudar na produtividade da sua empresa do dia a dia. Abaixo, listamos 5 que possuem versões gratuitas:  

  1. Trello; 
  2. Asana;
  3. Microsoft To Do; 
  4. Google Agenda; 
  5. Clockify. 

Com essas dicas, será possível enxergar a ampliação do regime de trabalho em home office com outros olhos. Estamos vivendo uma crise essencialmente humana. Por isso, saber olhar para as pessoas é fundamental para o bom andamento das empresas e a continuidade dos negócios. Como gestor, é preciso ter jogo de cintura para se adaptar a qualquer modelo que vier e conseguir transmitir isso para a equipe.