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Toda empresa regida pelas regras da CLT possui uma jornada de trabalho específica para os seus funcionários. Normalmente, trata-se de 8 horas diárias e 44 horas semanais, sendo permitidas 2 horas extras por dia.

Esse excedente das horas diárias é bastante recorrente quando a demanda está alta ou quando o prazo de entrega está muito apertado, por exemplo. E diante de situações como essas, muitos gestores ficam na dúvida sobre qual tipo de sistema funciona melhor na prática: o pagamento dessas horas a mais ou a criação de um banco de horas. 

Continue lendo o texto e tire suas dúvidas sobre as duas modalidades!

Banco de horas

Uma maneira prática de compensar as horas que foram trabalhadas a mais dentro de um determinado período, o banco de horas está previsto no artigo 59 da CLT. Esta modalidade é caracterizada por proporcionar folgas ou redução da jornada de trabalho em um dia acordado pelo funcionário e empresa.

Abaixo, pontuamos as vantagens e desvantagens desse sistema.

Vantagens

Pessoas que trabalham em empresas que adotam o sistema de banco de horas possuem uma maior flexibilidade na jornada de trabalho. Portanto, elas podem compensar essas horas trabalhadas a mais por meio de folga ou estendendo o período de férias.

Em paralelo a isso, as empresas também saem ganhando. Afinal, com o banco de horas, elas não precisam pagar pelas horas trabalhadas a mais.

Desvantagens

Para o funcionário, uma desvantagem do banco de horas é o seu salário permanecer o mesmo, independentemente se ele trabalhou a mais em alguns dias do mês. Já para a empresa, a maior desvantagem é a chance de encarar processos trabalhistas caso o saldo das horas extras não seja compensado dentro do prazo. Conforme a Nova Lei Trabalhista, o banco de horas deve ser compensado em, no máximo, 6 meses. Esse prazo, porém, pode se estender a 12 meses, se houver acordo coletivo feito pelo sindicato.  

Horas extras

Quando o colaborador trabalha em um tempo além do preestabelecido, a empresa tem a obrigação legal de pagar 50% sobre o valor pago pela jornada normal.

A seguir, conheça as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de contabilização das horas excedentes.

Vantagens

Para o funcionário, a maior vantagem é, justamente, o acréscimo ao salário no fim do mês. Já para a empresa, a principal vantagem desse sistema é a proteção contra ações trabalhistas, pois a prática é permitida por lei. No entanto, o gerenciamento dessas horas precisa ser feito com muita maestria, a fim de garantir todos os comprovantes necessários, caso seja preciso. 

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do regime de horas extras para o funcionário é a questão da rigidez da jornada de trabalho. Ao contrário do banco de horas, quando o tempo trabalhado a mais é acrescido à folha de pagamento, o funcionário não pode flexibilizar o seu horário.

Com relação à maior desvantagem para as empresas, as horas extras podem pesar no fluxo de caixa no final de cada mês. Pois, dependendo da quantidade de pessoas trabalhando além do expediente normal, o pagamento pode pesar no bolso.

Qual a melhor?

Certamente cada empresa tem a sua realidade. Então, antes de decidir entre banco de horas ou pagamento de horas extras, a companhia precisa analisar qual delas se encaixa melhor com o seu dia a dia. Portanto, se o seu negócio precisa de uma avaliação, preencha o formulário de contato e conte com a consulta de um especialista da Velti.

De qualquer forma, em ambos os casos é necessário que a gestão das horas trabalhadas a mais seja feita da maneira correta. Para isso, conte com um bom relógio de ponto e um software que automatize as tarefas. Afinal, com o controle manual, o gestor ou dono da empresa perde a referência e pode ser pego de surpresa com horas extras das quais não tinha conhecimento.

O software Velti Ponto, por exemplo, além de monitorar o tempo trabalhado pelos colaboradores, envia e-mails com alertas sobre diferenças de horário diretamente para o gestor. Como resultado, essa questão pode ser resolvida na mesma semana, quinzena ou mês. 

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