Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

No mundo corporativo, a transformação digital traz mudanças, facilita processos e indica direções para as empresas seguirem e se manterem atualizadas. Quando se fala em gestão de pessoas, o RH 5.0 é um conceito que acompanha essas inovações, e tem como objetivo se concentrar no colaborador e em atividades estratégicas.

Tendo isso em vista, os departamentos de recursos humanos passam a absorver novidades e perceber demandas diferentes. Algumas atividades – como o controle de ponto, por exemplo – são bastante burocráticas e exigem atenção desses profissionais.

A seguir, saiba algumas vantagens de aderir à automatização quando o assunto é controle de jornada e frequência dos colaboradores. 

1. Aumento da produtividade

O controle de jornada é uma tarefa importante para os setores de RH, pois acompanha a carga horária, horas extras, ausências e outros detalhes do expediente dos colaboradores. Isso exige não apenas tempo, como também máxima atenção.

Adotar um ponto eletrônico digital é um bom exemplo de como a automação desse procedimento pode ser útil e produtivo para o setor. Desta forma, concentra-se o esforço humano da equipe para análises e estratégias, enquanto a supervisão da jornada fica por conta de um software/ferramenta.

2. Informações seguras em tempo real

Tudo automático e com dados precisos. O cálculo das horas trabalhadas pode ser feito a qualquer momento, já que é possível acompanhar através de um aplicativo ou até mesmo pela web todas informações necessárias e atualizadas simultaneamente.
A partir de um software, que é atualizado em tempo real, os dados ficam registrados de forma segura em sistema de nuvem – como é o caso do Velti Ponto. Além dos ganhos de produtividade para o RH, os benefícios refletem em toda organização.  

3. Mais facilidade para gestão de ponto 

Em organizações que trabalham com equipes externas, escalas ou outros formatos de trabalho, como o modelo híbrido, a automação é um forte aliado. Vale contar que a empresa não precisa adaptar seu ponto para as diferentes situações.
Por exemplo, para o controle de ponto home office, não é necessário o colaborador se deslocar até um local para registrar sua jornada. Essa prática já é possível graças ao sistema digital, que permite marcação de ponto via geolocalização.

Como escolher o melhor software para automação de controle de ponto?

Mais importante do que incluir a transformação digital no RH, é escolher a ferramenta que melhor atende às exigências da empresa. Entender quais são as demandas e particularidades do negócio é o primeiro passo para buscar um software com os recursos necessários.

A
Velti conta com soluções integradas para relógio de ponto, controle de acesso e software, reunidos em um sistema para melhor visualizar as informações de jornada, gerar relatórios e proporcionar mais segurança para os dados dos colaboradores.

Conheça mais recursos e as possibilidades que a automação pode proporcionar para a sua empresa no artigo “
4 razões para investir em um aplicativo para controle de ponto.”.

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.