No mundo corporativo, a transformação digital traz mudanças, facilita processos e indica direções para as empresas seguirem e se manterem atualizadas. Quando se fala em gestão de pessoas, o RH 5.0 é um conceito que acompanha essas inovações, e tem como objetivo se concentrar no colaborador e em atividades estratégicas.
Tendo isso em vista, os departamentos de recursos humanos passam a absorver novidades e perceber demandas diferentes. Algumas atividades – como o controle de ponto, por exemplo – são bastante burocráticas e exigem atenção desses profissionais.
A seguir, saiba algumas vantagens de aderir à automatização quando o assunto é controle de jornada e frequência dos colaboradores.
1. Aumento da produtividade
O controle de jornada é uma tarefa importante para os setores de RH, pois acompanha a carga horária, horas extras, ausências e outros detalhes do expediente dos colaboradores. Isso exige não apenas tempo, como também máxima atenção.
Adotar um ponto eletrônico digital é um bom exemplo de como a automação desse procedimento pode ser útil e produtivo para o setor. Desta forma, concentra-se o esforço humano da equipe para análises e estratégias, enquanto a supervisão da jornada fica por conta de um software/ferramenta.
2. Informações seguras em tempo real
Tudo automático e com dados precisos. O cálculo das horas trabalhadas pode ser feito a qualquer momento, já que é possível acompanhar através de um aplicativo ou até mesmo pela web todas informações necessárias e atualizadas simultaneamente.
A partir de um software, que é atualizado em tempo real, os dados ficam registrados de forma segura em sistema de nuvem – como é o caso do Velti Ponto. Além dos ganhos de produtividade para o RH, os benefícios refletem em toda organização.
3. Mais facilidade para gestão de ponto
Em organizações que trabalham com equipes externas, escalas ou outros formatos de trabalho, como o modelo híbrido, a automação é um forte aliado. Vale contar que a empresa não precisa adaptar seu ponto para as diferentes situações.
Por exemplo, para o controle de ponto home office, não é necessário o colaborador se deslocar até um local para registrar sua jornada. Essa prática já é possível graças ao sistema digital, que permite marcação de ponto via geolocalização.
Como escolher o melhor software para automação de controle de ponto?
Mais importante do que incluir a transformação digital no RH, é escolher a ferramenta que melhor atende às exigências da empresa. Entender quais são as demandas e particularidades do negócio é o primeiro passo para buscar um software com os recursos necessários.
A Velti conta com soluções integradas para relógio de ponto, controle de acesso e software, reunidos em um sistema para melhor visualizar as informações de jornada, gerar relatórios e proporcionar mais segurança para os dados dos colaboradores.
Conheça mais recursos e as possibilidades que a automação pode proporcionar para a sua empresa no artigo “4 razões para investir em um aplicativo para controle de ponto.”.