Seja um empreendimento familiar ou uma multinacional, é de conhecimento geral que os colaboradores são a força motriz de qualquer empresa. Sendo assim, entre as funções da gestão de pessoas está garantir que esses funcionários estejam bem e engajados com a sua rotina de trabalho, e também com a equipe e seus gestores.
Porém, de acordo com estudos desenvolvidos pela Gallup Organization, os colaboradores considerados “ativamente comprometidos” giram em torno de menos de 30%, enquanto 50% são formados por colaboradores “descomprometidos”. Esse número é bastante considerável tendo em vista que profissionais comprometidos apresentam performances mais satisfatórias para a empresa.
Então, o que fazer?
Os departamentos de RH podem – e devem – estar atentos para ações que possam aproximar integrantes de diferentes setores a seus responsáveis, ao mesmo passo em que se cria um ambiente de igualdade.
Conheça 3 ações que a área de recursos humanos pode promover para melhorar o engajamento nos diferentes níveis de hierarquia.
1) Diálogo aberto a partir de avaliações
É interessante transparecer ao colaborador o quanto a sua opinião é importante. E mais, o quanto o gestor mostra-se engajado com os feedbacks. Ao propor um espaço seguro para sugerir melhorias – tanto para o funcionário, quanto para o gestor -, é estabelecida uma relação de confiança. Isso proporciona um clima organizacional mais agradável e produtivo.
Como já explorado anteriormente, há diversas avaliações de desempenho que podem ser aplicadas para promover o envolvimento de todos. O ideal é garantir uma metodologia que proponha um diálogo mais aberto; permitindo a aproximação entre equipes e gestores.
2) Dinâmicas como forma de integrar
Não é novidade que os departamentos de RH estão se reinventando. O bem-estar e engajamento dos colaboradores estão no foco da área de gestão de pessoas – esse é um movimento já conhecido como RH 5.0. Para tanto, ferramentas são adotadas para promover interação entre gestores e funcionários – a ideia é tirar o “estigma” do chefe. Explorar essas relações gera resultados positivos a partir de trocas de experiências e conhecimentos.
Além disso, as dinâmicas tendem a trazer leveza ao ambiente corporativo; pois são maneiras de observar o comportamento de funcionários, equipes e até mesmo os gestores dentro da companhia. Propor atividades que incluam todos, sem distinção, é sinônimo de integração.
3) Desenvolvimento profissional
Funcionários buscam evoluir em suas posições e, para isso, é fundamental que exista oportunidade e incentivo por parte da gestão. Encorajados pelo departamento de RH, gestores atentos às suas equipes podem criar planos de desenvolvimento, por exemplo, auxiliando a traçar os caminhos necessários para o próximo nível.
Esse processo tende a ser muito positivo para a empresa, uma vez que o recrutamento interno exige menos recursos do que o recrutamento externo. Mas não para por aí! Todos sentem os benefícios, já que o responsável da área acompanha o desempenho deste profissional, gerando uma aproximação e maior engajamento entre colaborador e gestor.
A importância para a empresa
Aproximar gestores e funcionários é uma prática indispensável para alcançar os objetivos que a organização espera. Do contrário, os resultados podem ser desde turnover a prejuízos financeiros, o que mostra a importância dessa atuação em todos os níveis hierárquicos da empresa.
Dos responsáveis por recursos humanos, espera-se traçar os perfis dos profissionais para compreender a melhor maneira de fazer dessas ações o mais natural possível. Evitando conflitos geracionais e até mesmo setoriais. Enquanto isso, o papel dos gestores é essencial para tornar o clima do ambiente agradável e proporcionar igualdade entre os colaboradores.
A gestão de equipes não é uma tarefa fácil, mas, quando a comunicação entre líderes e equipe acontece de maneira fluída, a liderança se torna mais leve e o trabalho, mais produtivo.
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