Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Primeiramente, como é a relação da sua empresa com a que faz a contabilidade dela? Vocês estão sempre trocando ideias? Ou o único contato que uma tem com a outra é na época do fechamento de ponto e pagamento de salários?

Antes de responder a essas duas perguntas, é preciso ter em mente que o relacionamento entre as duas precisa ser de total confiança. Afinal, um negócio precisa mostrar ao outro todos os seus dados e a prestação de contas

Pensando nessa questão, trouxemos alguns pontos de extrema importância para passar a pensar a contabilidade como parte da estratégia traçada dentro de uma empresa. 

Vamos lá?

O que essa parceria significa?

A contabilidade estratégica é a evolução natural da contabilidade já conhecida. Ela tem como objetivo atuar de forma diferenciada no dia a dia de sua empresa. Como por exemplo:

  • Melhora na comunicação;
  • Mudança nas estratégias da empresa para algo que seja mais condizente com a realidade;
  • Implantação de novas ideias;
  • Garantia de alcance das metas estabelecidas.

Quando a empresa entende que o contador pode ser um grande aliado para o seu negócio, decisões mais acertadas são tomadas. Isso acontece porque ele poderá ter acesso a todos os acontecimentos que envolvem a empresa, de uma forma que não ocorreria se não tivesse uma relação tão aberta com a área contábil.

Além disso, quando a contabilidade estratégica é estabelecida, diversos outros benefícios são conquistados. Dessa forma, modificando de vez a forma de trabalho entre os dois negócios:

Fidelização de clientes

Com a prática da contabilidade estratégica, o contador torna-se o braço direito de qualquer empresa. Isso acaba agregando muito valor ao seu serviço. E então, os clientes passam a enxergar a área com outros olhos, pois percebem que aquilo vai além do que estava acostumado.

Competitividade no mercado

Seu negócio acaba se destacando das demais empresas. Principalmente porque não são todas que conseguem enxergar a oportunidade que existe quando uma contabilidade estratégica é exercida. Assim, ela passa a fazer um trabalho muito mais coerente e assertivo em todas as tomadas de decisões.

Otimização de tempo

O tempo gasto em determinadas tarefas é otimizado se as etapas dentro de uma empresa são pensadas de uma melhor forma. Um exemplo disso é o uso de softwares de gestão que auxiliam no fluxo de trabalho. E nisso se incluem as soluções para relógios de ponto, como as que a Velti proporciona.

Com elas, a sua empresa eleva o controle de acesso dos colaboradores, além de entregar à contabilidade todo o relatório de uma maneira mais descomplicada e sem erros. As anotações de ponto, então, podem ser feitas via software ou celular. Dessa forma, a contabilidade só faria o fechamento ou algum ajuste e retornaria para a empresa o valor a pagar. 


Para que a sua gestão de RH e contábil seja mais simples e estratégica, entre em contato com a Velti!