Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Como é a marcação de ponto na sua empresa? Se você usa o relógio de ponto cartográfico, pode estar passando por alguns problemas que tornam este processo um pouco mais difícil. Então entenda o que é esse modelo, a comparação com as opções mais modernas e confira 5 sinais de que sua empresa precisa tocar o relógio de ponto cartográfico.

O que é o relógio cartográfico?

O relógio cartográfico já foi o modelo mais usado para o controle de ponto no Brasil. É um modelo em que cada colaborador tem um cartão de ponto, que é válido durante um mês.

Então, para usá-lo, ele coloca o cartão dentro da máquina que imprime o horário de chegada no mesmo. O procedimento se repete no momento da saída. Após a marcação, o cartão fica guardado em uma chapeira de ponto, até que seja hora do profissional ir embora.

Agora que você já entende como ele funciona, confira os sinais de que pode valer a pena aposentá-lo.

5 sinais de que sua empresa precisa trocar o relógio de ponto cartográfico

  • 1 – O RH perde muito tempo fazendo a conferência das horas manualmente?
  • 2 – Você desconfia de fraudes no controle de ponto? Como o ponto é batido pelo cartão, é possível que um profissional faça isso pelo outro.
  • 3 – Os gastos com os materiais para a confecção dos cartões são muito grandes? É preciso cobrir os gastos com tinta, com os cartões, com a manutenção do aparelho e outros.
  • 4 – Você sente falta de um relatório com as informações dos horários?
  • 5 – É comum ter problemas quando os funcionários esquecem o cartão? Não existe outra forma de bater o ponto neste caso, sendo necessário recorrer ao controle manual.

Qual é a alternativa aos relógios cartográficos?

Felizmente, com a evolução da tecnologia, os relógios de ponto foram se tornando cada vez mais modernos e eficientes. O modelo eletrônico ou digital, muda a forma como os colaboradores batem o ponto e como a empresa faz a coleta das horas.

Para bater o ponto, pode ser usada a biometria, cartões magnéticos e, em certos casos, até mesmo o celular. É o exemplo dos aplicativos LinkRH e LinkRH Gestor que permitem que o ponto e o controle sejam feitos diretamente pelo celular.

Além disso, ele é uma resposta para todas as desvantagens que o relógio cartográfico apresenta. Primeiro, como o registro é digital, não é necessário nenhum gasto com material para fazer os cartões.

Além disso, o registro é mais pessoal, especialmente for usada a biometria. Ou seja, não tem como os colaboradores fraudarem a batida de ponto.

Quer conhecer mais sobre o produto e suas vantagens? Então confira a loja da Velti e entre em contato conosco!

A integração com os softwares de gestão

Mas as vantagens mais interessantes para a gestão é a integração com os softwares de gestão. Assim, não somente o gestor tem acesso às informações sobre a frequência dos colaboradores, mas os profissionais de RH não precisam mais gastar muito tempo na contagem das horas. Isso passa a ser feito automaticamente.

Portanto, se sua empresa passa pelos 5 sinais acima e quer aproveitar as vantagens do relógio de ponto mais moderno, pode ser que chegou a hora de fazer uma mudança.

WhatsApp chat