Portal RH Velti

Artigos e Materiais Educativos para RH

Há muitas demandas e tarefas em uma empresa que podem ser gerenciadas de forma mais segura, rápida e econômica com a ajuda da tecnologia. O controle de ponto, instrumento fundamental para a produtividade das organizações, é uma delas.

A ferramenta engloba o monitoramento de informações cruciais para a rotina corporativa, como horários de entrada e saída dos colaboradores, presenças, faltas, horas trabalhadas e extras.

Essa gestão pode se tornar mais prática e eficiente com a adoção de um aplicativo para controle de ponto. Se você não conhece essa solução ou está em dúvida sobre seus benefícios, vamos apresentar 4 razões para investir nessa opção!

Segurança

A gestão da carga horária dos funcionários exige a implementação de soluções e procedimentos que proporcionem segurança para o registro e armazenamento de dados, proteção contra fraudes e total controle de acesso.

Além de tecnologias de identificação segura e protocolos para redução de possíveis vulnerabilidades, o sistema também deve se apoiar na ideia de transparência, fundamental para gerar o sentimento de confiança e credibilidade.

A adoção de um aplicativo para controle de ponto traz segurança também na perspectiva da legislação trabalhista, já que sua ausência pode acarretar o descumprimento de normas legais e dificultar a fiscalização dos órgãos de proteção aos trabalhadores.

No entanto, fique atento! Para garantir a segurança é fundamental que o aplicativo tenha sido homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Automatização

O controle de ponto lida com informações sensíveis que impactam diretamente na vida dos colaboradores, por isso a importância de contar com registros precisos e reduzir ao máximo a possibilidade de erros.

Por outro lado, é uma atividade que demanda tempo dos profissionais ou departamentos responsáveis por sua administração. Nos dois casos a melhor solução é abandonar controles manuais e investir em processos automatizados e integrados.

A automatização produz dados mais confiáveis, que ajudam a tomar decisões fundamentadas. E, para completar, sobra mais tempo para cuidar das atividades estratégicas do negócio.

Customização

Os ambientes de trabalho são muito diversos em termos de regime de funcionamento, quantidade de funcionários e perfil das atividades. Assim, é essencial adaptar as funcionalidades do aplicativo para controle de ponto de acordo com os diferentes cenários.

Essa customização tem como objetivo atender as necessidades e exigências de cada empresa e pode ser alcançada através de soluções completas que fazem a integração entre equipamentos, softwares e aplicativos.

Há opções adequadas tanto para negócios pequenos, com número de funcionários reduzido, como para grandes organizações. Em caso de dúvida, o ideal é conversar com um time de especialistas para ajudar a encontrar a alternativa apropriada para cada contexto.

Praticidade

A gestão do ponto pode se tornar mais prática e confortável para os usuários com a incorporação de aplicativos de fácil instalação, que funcionam em computadores, notebooks e dispositivos móveis.

Há soluções disponíveis no mercado que permitem, por exemplo, marcar e controlar o ponto com o uso de smartphones, a partir do compartilhamento de informações em tempo real. Nesse artigo mostramos alguns benefícios e funcionalidades desse tipo de produto.

Achou o conteúdo interessante? Em nosso site temos mais informações sobre soluções integradas para controle de ponto. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco e nossos especialistas poderão te ajudar!

Olá, parceiro Velti!

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante com você: retenção de impostos.

📍 Contratamos uma análise tributária do nosso serviço de licenciamento de software. Após a conclusão deste estudo verificamos que o CNAE 6203100 não é passível de retenção. Desta forma, não será mais dever da sua empresa fazer o recolhimento dos impostos.

Como vai funcionar na prática?

1. Até outubro de 2021 a sua nota era emitida considerando o valor bruto e o seu boleto com a dedução dos impostos. Essa dedução poderia ser de 4,65% ou 6,15% dependendo do valor do seu contrato. Com isso, era necessário que sua empresa fizesse o recolhimento dos impostos.

2. A partir do faturamento de novembro de 2021, o seu boleto será emitido com o mesmo valor da sua nota fiscal, não sendo necessário que você realize este recolhimento.

Confira abaixo a base legal do estudo para comprovação:

Orientação técnica
SC Cosit Nº 407 - 2017
SC Cosit Nº 230- 2017

Se tiver alguma dúvida, faça contato com o financeiro, pelo e-mail financeiro@velti.com.br.

Um abraço,
Time Velti.